Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo No Amazonas, centro pesquisa tratamento das sequelas da Covid-19 em idosos
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Ciência & Tecnologia > No Amazonas, centro pesquisa tratamento das sequelas da Covid-19 em idosos
Ciência & TecnologiaSaúde

No Amazonas, centro pesquisa tratamento das sequelas da Covid-19 em idosos

Redação
Atualizado em 2022/07/20 at 11:04 AM
Redação 4 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Os olhares do mundo científico estão voltados à busca por alternativas de tratamento das sequelas deixadas pela Covid-19. No Amazonas, o Centro de Pesquisas Gerontec, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) avançou com os estudos destinados aos idosos, faixa-etária mais vulnerável ao vírus.

“Nós sabemos que os idosos passaram por um período muito difícil na pandemia. Também está sendo assustador pela quantidade de sequelas que ficaram. Então, nós desenvolvemos uma escala que não existe, ainda, em nenhum sistema de saúde, que ainda está em fase de teste, para verificarmos como está o nível de sequelas desses idosos aqui no Amazonas”, revelou Verônica Azzolin, 30, bioquímica e coordenadora de pesquisa do Gerontec.

A experiência consiste, ainda, no desenvolvimento de um produto nano tecnológico que atualmente está inscrito em um edital da Fundação de Amparo e Pesquisas do Amazonas (Fapeam).

Anteriormente, testes e análises clínicas eram realizados em laboratórios de universidades parceiras, pela falta de estrutura física. Com investimentos na ordem de R$ 874,6 mil, a equipe de pesquisadores da unidade passou a contar com equipamentos de última geração, além de um complexo dividido em 20 salas de pesquisa, classificação e distribuição de amostras, hematologia, bioquímica, uroanálise, limpeza e secagem, coleta e preparo de reagentes.

“Antigamente, todas as pesquisas que nós fazíamos aqui, todos os testes tinham que ser desenvolvidos em outras universidades, porque nós não tínhamos estrutura física para qual, no entanto, hoje a gente consegue fazer isso aqui”, comentou a bioquímica.

Referência

Localizado na sede da FUnATI, na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste da capital, o Centro de Pesquisas Gerontec é o primeiro laboratório de biogenômica da Região Norte do Brasil e foi construído pelo governador Wilson Lima.

Além de investigar e promover ações efetivas de saúde para os pacientes com sequelas da covid-10, o centro de pesquisa realiza análises voltadas ao envelhecimento humano, cuidados para melhor qualidade de vida na terceira idade, além da relação entre a biodiversidade amazônica e a longevidade.

Leia também

Nova tecnologia fortalece estudos sobre contaminação por mercúrio no AM

Consumo de drogas na juventude está ligado a danos cognitivos no futuro

FVS-RCP alerta torcedores sobre importância da vacinação antes da Copa do Mundo de 2026

Estudo inédito aponta que 1 em cada 10 brasileiros com câncer possui mutação hereditária

Manaós Tech Girls premia meninas com R$3,8 mil por criarem seus próprios jogos digitais

Termos Amazonas, Manaus, Saúde
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Operação Aceiro 2022 intensifica combate a focos de incêndios no Amazonas
Próximo Artigo Amazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em quatro comunidades indígenas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.