A partir desta quinta-feira (05), com a chegada da Semana da Pátria, alguns estabelecimentos públicos não devem funcionar, outros terão horário diferenciado. O Segundo a Segundo separou uma lista para você ficar por dentro.
Os serviços de saúde ficam à disposição da população todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. Entre os serviços mantidos estão centrais de flagrantes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e atendimentos de urgência e emergência de saúde.
O que vai funcionar na Saúde?
Nesse feriado da semana da pátria, vão funcionar os três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) adultos e os três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC); as sete maternidades; os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs); as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, no Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Os hospitais das fundações de saúde – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – mantêm seus atendimentos de emergência e de internação em plantão 24 horas.
Quatro serviços gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ficam à disposição da população todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. A Maternidade Dr. Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste, funciona em regime de plantão 24 horas, todos os dias, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado, pelo número 192, para casos de urgência.
Para acesso a serviços básicos da Atenção Primária, como vacinas do calendário nacional, procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg) e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a população pode buscar a clínica da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte, das 8h às 18h.
LEIA TAMBÉM: Veja o horário do comércio no feriado da Semana da Pátria em Manaus
Segurança
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital durante o feriado da Semana da Pátria. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.
As delegacias da Polícia Civil terão um esquema especial para o feriado prolongado. O órgão informa que somente as centrais de flagrantes 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) irão funcionar em regime de plantão 24 horas, bem como as Delegacias Especializadas Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e Homicídios e Sequestros (DEHS).
Assistência Social
As cozinhas populares e restaurantes do programa Prato Cheio não funcionarão durante o feriado de 5 e 7 de setembro. E no dia 6 de setembro (sexta-feira), as cozinhas populares seguem servindo sopas de forma gratuita, das 11h às 13h.
Os Centros de Convivência administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) também não irão funcionar. As atividades retornam no dia 9 de setembro (segunda-feira).
Quanto aos atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) centro-sul, seguirá funcionando normalmente no regime de 24 horas. E o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), no interior, retorna com o atendimento no dia 9 de setembro (segunda-feira).
Os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) também retornam no dia 9 de setembro (segunda-feira).
O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) atende os usuários das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437. Os demais estabelecimentos da rede municipal de saúde retomam as atividades na segunda-feira, 9/9.
O SOS Funeral, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), funcionará normalmente, 24 horas por dia, no feriado e ponto facultativo. Interessados podem entrar em contato a partir dos números: 98842-2963 (WhatsApp) / 0800 280 8087 / 3215-2649 / 3631-9983. A solicitação do serviço também pode ser feita diretamente na sede da Semasc, localizada na avenida Ayrão com a avenida Ferreira Pena, no Centro, zona Sul.
O Sine vai funcionar no feriado da Semana da Pátria?
A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), informa que o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste de Manaus, estarão suspensos durante estas quinta e sexta-feira, 5 e 6/9, em virtude do feriado de Elevação do Amazonas à Categoria de Província e ponto facultativo.
As atividades retornam normalmente na segunda-feira, 9/9. Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.
Feiras
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) informa o funcionamento normal, durante os feriados da Semana da Pátria, no mercado municipal Adolpho Lisboa e nas quatro feiras abastecedoras de Manaus.
O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, estará aberto das 7h às 17h.
As feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e da Banana, ambas no Centro, funcionarão das 4h às 17h, todos os dias. A feira municipal do Produtor, da zona Leste, abrirá as portas das 4h às 17h. A feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul, receberá o público das 4h às 17h. Já o tablado do peixe, na mesma feira, funcionará das 18h às 6h. Todas as feiras e o mercado funcionarão com expediente normal.