Unidade Móvel de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, inicia atendimentos na zona norte da cidade. A unidade começou a funcionar nesta terça-feira (25), na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, no bairro Cidade de Deus.
Outras duas unidades começam a funcionar nesta quarta-feira (26) nas zonas Oeste e Leste, no horário das 7h às 17h. As unidades são coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a estrutura móvel da zona Norte permanecerá na área do centro de compras pelo período inicial de duas semanas, após este período, assim como as demais UBSs móveis, deve percorrer outras localidades daquela zona para reforçar as ações de saúde às mulheres.
“Essas unidades móveis terão um impacto muito positivo na qualidade de vida das mulheres, que vão ter mais facilidade para fazer exames, consultas, ter acesso a medicamentos e outros serviços de saúde que são fundamentais para que se cuidem e evitem a evolução de doenças que arriscam a vida delas e consequentemente, comprometem suas famílias. É uma estratégia que vai fortalecer a atenção primária e nos dará muitas alegrias”, relata a Secretária de Saúde da Semsa, Shádia Fraxe.
Serviços Ofertados
As unidades móvel ofertam consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia, além de coleta e exame preventivo do câncer do colo do útero. Além de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose, planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos também fazem parte dos atendimentos ofertados pelas unidades móveis de saúde.
Também será ofertado a atualização do cartão vacinal, que segundo a gerente de imunizações da Semsa, Isabel Hernandes, um dos focos são as adolescentes de 9 a 14 anos, que devem ser protegidas contra o Papilomavírus Humano (HPV), responsável pelo câncer do colo do útero.
As demais unidades do serviço móvel estarão em funcionamento a partir desta quinta-feira, 26/7 na rua São Pedro, s/n, no bairro Tarumã, na zona Oeste; e na rua Barroso, s/n, na área da escola estadual Irmã Gabrielle Cogels (no entorno da escola municipal Nestor Soeiro do Nascimento), no Puraquequara, na zona Leste da capital.
Leia Mais:
Em reforma no Alvorada, CAIC terá agendamento on-line e atendimento ampliado