Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Wilson Lima participa de encontro com transplantados em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Wilson Lima participa de encontro com transplantados em Manaus
Política

Wilson Lima participa de encontro com transplantados em Manaus

Redação
Atualizado em 2026/05/08 at 7:13 PM
Redação 3 horas atrás
Compartilhe
Wilson Lima participa de encontro com transplantados em Manaus (Fotos: Divulgação)
Compartilhe

O presidente do União Brasil no Amazonas, Wilson Lima, participou nesta quinta-feira (7/5) de um encontro com transplantados e familiares. A programação foi realizada na Igreja Apostólica, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus, a convite do Instituto de Apoio e Assistência em Transplante do Amazonas (Iaatam). Durante sua gestão como governador, o Amazonas realizou 326 transplantes no Hospital Delphina Aziz, sendo 302 renais e 24 hepáticos.

No encontro, a vice-presidente do Iaatam, Tabata Nepomuceno, em nome das quatro associações que o instituto representa, agradeceu a Wilson Lima pela implantação e ampliação do Programa Estadual de Transplantes. O evento também abriu espaço para que pacientes apresentassem demandas relacionadas ao atendimento e à assistência na área da saúde.

LEIA TAMBÉM: Omar Aziz inaugura UBS em aldeia indígena de Autazes nesta sexta (8) – Segundo a Segundo

“A gente encarou esse desafio com muita responsabilidade. Eu acompanhei por muitas vezes o sofrimento de pacientes que faziam diálise, e isso compromete não só a qualidade de vida do paciente, mas também dos familiares, porque você precisa mudar sua rotina e, às vezes, abrir mão do emprego. Agora, já são mais de 320 famílias que tiveram suas vidas transformadas. Não tem realização maior para mim, como homem público e gestor, do que poder fazer uma entrega dessa, tocar uma ação como essa”, afirmou Wilson Lima.

Durante sua gestão como governador do Amazonas, Wilson Lima, hoje pré-candidato ao Senado Federal, liderou a retomada e a ampliação de procedimentos de alta complexidade na rede pública estadual. Desde junho de 2023, quando foram retomados os transplantes renais, e outubro de 2025, com a retomada dos transplantes hepáticos, o Hospital Delphina Aziz realizou 326 transplantes, sendo 302 renais e 24 hepáticos.

Antes da implantação do programa estadual, o Amazonas enfrentava um longo período de interrupção nos procedimentos de alta complexidade. Os transplantes de fígado estavam suspensos na rede pública há cerca de dez anos, e pacientes precisavam recorrer ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para realizar cirurgias e acompanhamentos em outros estados. Além disso, o estado realizava apenas transplantes renais com doadores vivos, sem um programa estruturado para transplantes com doadores falecidos.

“Com a gestão do Wilson Lima, ele ouviu a nossa pauta e entendeu que era necessário ter transplante no estado do Amazonas. Ele implantou um programa que, até então, muita gente fazia militância contrária”, disse Tabata Nepomuceno.

“A gente tinha certeza de que ia dar certo. Só de rim, são mais de 300 vidas transformadas. Com a implantação do programa de transplante hepático, já são mais de 20 vidas transformadas. E com relação ao TFD, o que era péssimo hoje está excelente. Por que está excelente? Porque os pacientes viajam com dinheiro na mão e não há mais passagem atrasada. Eu vejo que, antes da gestão, a gente tinha um cenário caótico e, depois da gestão do Wilson Lima, o cenário mudou de forma extraordinária”, completou a vice-presidente do instituto, Tabata Nepomuceno.

Entre os avanços implementados durante a gestão de Wilson Lima está a retomada do transplante de fígado, autorizada pelo Ministério da Saúde em 2025, com a realização do primeiro procedimento após uma década de paralisação.

Em julho de 2023, o Amazonas realizou o primeiro transplante renal da história da rede pública estadual. Já em junho de 2024, o estado alcançou outro marco histórico ao realizar o primeiro transplante de rim com doador falecido totalmente pelo SUS no Amazonas.

A gestão também implantou, de forma inédita em 2023, o serviço de implante coclear para pacientes com perda auditiva. Até o momento, 99 procedimentos já foram realizados. O estado também manteve e fortaleceu os serviços de transplante de córneas.

O Hospital Delphina Aziz consolidou-se como o maior centro transplantador da região Norte, tornando-se referência em transplantes renais e hepáticos, além de procedimentos de média e alta complexidade, tratamentos especializados e serviços diagnósticos.

Leia também

Omar Aziz inaugura UBS em aldeia indígena de Autazes nesta sexta (8)

Câmara prevê votação sobre fim da escala 6×1 ainda em maio

Wilson Lima participa de encontro com grupos de idosos e ouve demandas na zona norte de Manaus

Política de juros do Banco Central ajuda a aumentar endividamento da população, diz Sidney Leite

Roberto Cidade anuncia troca de comando em 11 secretarias; confira

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Operação prende 57 homens por falta de pagamento de pensão alimentícia no AM
Próximo Artigo Roberto Cidade libera 600 toneladas de ajuda humanitária para famílias do Juruá e Purus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.