Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Câmara prevê votação sobre fim da escala 6×1 ainda em maio
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Câmara prevê votação sobre fim da escala 6×1 ainda em maio
Política

Câmara prevê votação sobre fim da escala 6×1 ainda em maio

Redação
Atualizado em 2026/05/08 at 9:10 AM
Redação 2 horas atrás
Compartilhe
Câmara prevê votação sobre fim da escala 6x1 ainda em maio
Foto: Divulgação
Compartilhe

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta quarta-feira (7) que a proposta que trata do fim da escala de trabalho 6×1 e da redução da jornada semanal deverá ser votada ainda em maio. A declaração foi feita durante entrevista coletiva na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante o evento “Câmara pelo Brasil”.

Segundo Motta, a pauta passou a ser prioridade no Congresso Nacional e deverá avançar nas próximas semanas. O parlamentar destacou que a votação está prevista para ocorrer após discussões na comissão especial responsável pela análise das propostas relacionadas à jornada de trabalho. O relator do tema é o deputado Leo Prates.

Durante o evento, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, também defendeu mudanças no modelo atual de jornada. De acordo com o ministro, o sistema de seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso gera impactos relacionados ao adoecimento de trabalhadores, afastamentos e acidentes de trabalho. O governo federal defende uma transição para jornadas de 40 horas semanais sem redução salarial.

A comissão especial da Câmara analisa atualmente duas propostas de emenda à Constituição que tratam do tema. A primeira é a PEC 221/19, apresentada pelo deputado Reginaldo Lopes, que prevê redução gradual da jornada máxima de 44 para 36 horas semanais ao longo de dez anos.

LEIA TAMBÉM: Suspeito de roubo de motocicleta é preso após acidente na Avenida Djalma Batista

A segunda proposta é a PEC 8/25, de autoria da deputada Erika Hilton. O texto estabelece limite de 36 horas semanais e propõe escala de quatro dias de trabalho e três dias de descanso.

Segundo Hugo Motta, o mês de maio foi escolhido para a discussão por ser tradicionalmente associado às pautas trabalhistas. O presidente da Câmara afirmou ainda que o avanço do texto dependerá de negociações entre parlamentares, representantes do setor produtivo e integrantes do governo federal.

A expectativa é que a comissão intensifique as reuniões nas próximas semanas antes da apresentação do parecer final.

Leia também

Wilson Lima participa de encontro com grupos de idosos e ouve demandas na zona norte de Manaus

Política de juros do Banco Central ajuda a aumentar endividamento da população, diz Sidney Leite

Roberto Cidade anuncia troca de comando em 11 secretarias; confira

Por unanimidade, Roberto Cidade é eleito governador do Amazonas

ALEAM escolhe nesta segunda-feira novo governador em eleição indireta

Redação 08/05/2026 08/05/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Suspeito de roubo de motocicleta é preso após acidente na Avenida Djalma Batista Suspeito de roubo de motocicleta é preso após acidente na Avenida Djalma Batista
Próximo Artigo Gari morre após ser atropelada por motocicleta em Parintins Gari morre após ser atropelada por motocicleta em Parintins
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.