Um grupo de estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias, em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus) participou do projeto “Mapeamento das áreas verdes localizadas no perímetro urbano de Tabatinga”, com a finalidade de conhecer e orientar os moradores do município em relação à preservação dos espaços verdes. O estudo foi desenvolvido com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 004/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O levantamento coordenado pela professora Cássia Mesquita, com a participação de três alunos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica Jr., abrangeu entrevistas com autoridades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, acesso ao acervo de fotografia das regiões, além do uso do Google Earth, ferramenta digital que oferece mapeamento tridimensional de diversas regiões do planeta.
“Foram contabilizados locais de áreas verdes, embora não sejam reconhecidas judicialmente, em frente ao aeroporto conhecido como Associação dos Servidores da Infraero (Assinfra), Jardim Botânico Militar, Área de Instrução do Exército, cinturão verde que percorre a estrada ligando à área militar, que é extensão da cidade e serve de acesso à Comarca da Aeronáutica e, ainda, a área indígena já urbanizada”, explicou a professora.
De acordo com Cássia Mesquita, embora sejam visíveis as áreas verdes no município, nenhuma delas é regularizada ou reconhecida, segundo os decretos de criação para atender a modalidade funcional e beneficiar a população, o que demonstra a importância de identificar e mapear os espaços para, posteriormente, serem adotadas políticas públicas ambientais nos locais.
A professora destaca que os alunos atuaram no projeto por quatro meses, de julho a novembro de 2021, e superaram diversas dificuldades, entre as quais o acesso a informações precisas das áreas verdes, além das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Apoio da Fapeam
Cássia Mesquita enfatiza que o apoio da Fapeam é importante para incentivar estudos no estado.
“Eu sou agradecida à Fapeam pelo incentivo, pois sem isso não teria ingressado no mestrado, e ainda estou estudando para concluir o doutorado. Conhecimento é a base de tudo, e isso é o legado de excelência que a Fundação, através de editais de pesquisa, tem nos encorajado a trilhar”, destacou a pesquisadora.