Nesta segunda-feira (27/04), a segunda etapa do mutirão castração solidária de cães e gatos foi iniciada em Manaus. O Castramóvel atende os tutores do bairro Betânia, ampliando o acesso ao serviço e fortalecendo as políticas públicas de proteção animal.
Os atendimentos seguirão sendo realizados até a quinta-feira (30), na Escola Estadual Cívico-Militar Professor Nelson Alves Ferreira, na zona Sul da capital amazonense.
A ação, que teve a primeira etapa em fevereiro deste ano e totalizou 168 castrações, entra agora em sua segunda fase, destinada aos animais previamente agendados no cadastro reserva. Ao todo, a estimativa é que sejam realizadas mais de 200 cirurgias nesta etapa.
LEIA TAMBÉM: Seduc convoca 98 aprovados no processo seletivo para atuação no interior e áreas indígenas do Amazonas
A campanha de castração é realizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e pela Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM). O objetivo é conscientizar sobre o abandono e maus-tratos aos animais, além do controle populacional de cães e gatos e à prevenção de doenças.
A castração já contemplou outras áreas atendidas pelo programa, como as comunidades da Sharp, na zona Leste, e Manaus 2000, também na zona Sul, com quase mil cirurgias de castração realizadas em cães e gatos.



