Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Justiça manda Funai demarcar terra indígena Guanabara em Benjamin Constant
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Justiça manda Funai demarcar terra indígena Guanabara em Benjamin Constant
Cidades

Justiça manda Funai demarcar terra indígena Guanabara em Benjamin Constant

Gustavo Reis
Atualizado em 2025/12/19 at 1:27 PM
Gustavo Reis 1 mês atrás
Compartilhe
Justiça manda Funai demarcar terra indígena Guanabara
terra indígena está localizada na região do alto Solimões. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

O juízo da Vara Única da Subseção Judiciária de Tabatinga determinou que Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a União Federal deem continuidade e finalizem o processo administrativo de demarcação física da Terra Indígena (TI) Guanabara-Kokama, localizada no município de Benjamim Constant/AM, no alto Solimões. 

A magistrada atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPU) e determinou que o cronograma de ações seja apresentado em 30 dias e a conclusão de todo o processo de demarcação do território indígena ocorra no prazo máximo de 12 meses.  

LEIA TAMBÉM: Polícia realiza busca na residência de médica investigada pela morte de Benício

Ainda na sentença, a juíza condena os réus, solidariamente, ao cumprimento de todos os atos subsequentes à demarcação, respeitando o ciclo originário vigente, inclusive no que tange à apresentação de soluções para incrementar a presença de servidores capacitados na Coordenação-Geral de Geoprocessamento da Funai, respeitando as balizas formuladas no julgamento do Tema 698 de Repercussão Geral do Supremo Tribunal Federal.   

Localizada em área de fronteira no município de Benjamin Constant, a TI Guanabara é habitada por indígenas da etnia Kokama, do tronco linguístico Tupi-Guarani. Segundo dados do IBGE de 2022, uma população de 560 indígenas vive na localidade numa área de mais de 16 mil hectares, ameaçada por queimadas e desmatamento ilegais.    

Leia também

Onça é vista novamente em Iranduba poucas horas após atacar homem e cachorros

IML busca parentes de homem que morreu após acidente na BR-174

Acidente entre carros deixa um morto na BR-174

Chuva forte deixa carro de luxo parado em trecho alagado no bairro Tarumã

Seis bairros ficarão sem energia neste domingo em Manaus; confira

Gustavo Reis 19/12/2025 19/12/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior STF estabelece critérios para benefícios a mulheres vítimas de violência doméstica STF estabelece critérios para benefícios a mulheres vítimas de violência doméstica
Próximo Artigo Concurso da Sema tem edital lançado com 159 vagas Com salário de até R$ 11 mil, concurso da Sema tem edital lançado com 159 vagas
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.