Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Varejo mira recordes na Black Friday 2025: como consultorias e palestras podem fazer a diferença
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Varejo mira recordes na Black Friday 2025: como consultorias e palestras podem fazer a diferença
Economia

Varejo mira recordes na Black Friday 2025: como consultorias e palestras podem fazer a diferença

Redação
Atualizado em 2025/10/16 at 8:29 AM
Redação 2 meses atrás
Compartilhe
Black Friday 2025. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

O comércio brasileiro chega à Black Friday 2025 com otimismo, após anos de adaptações e digitalização. Segundo estudo da Gauge e da W3haus, a expectativa é de faturamento aproximado de R$ 13,6 bilhões, alta de cerca de 16,5 % sobre 2024, com cerca de 17,2 milhões de pedidos e ticket médio estimado em R$ 808.

No e-commerce, os dados também reforçam o cenário: entre 28 de novembro e 1º de dezembro de 2024, o varejo digital já havia movimentado mais de R$ 9,3 bilhões, com crescimento de 10,5 % frente ao ano anterior.  Esses indicadores mostram que o consumidor mudou: mais exigente, planejado e multicanal, ele busca desde preço até experiência e credibilidade nas ofertas.

Para o empresário multifranqueado, escritor e palestrante Rodrigo Waughan, presidente do Grupo Gérbera, essa conjuntura exige que os varejistas tenham não apenas boas promoções, mas preparo estratégico e operacional. “Nosso mercado não tolera amadorismo nessa data. Quem se antecipa com método, suporte e conhecimento sai à frente”, afirma Waughan.

Ele defende que consultorias especializadas oferecem diagnósticos essenciais — sobre mix de produtos, capacidade logística e maturidade digital — que permitem ajustes pontuais nos meses que antecedem o evento, fortalecendo eficiência e margens.

LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Manaus deve retomar voo direto para Argentina, diz Governo

Waughan, que também é autor do livro A Arquitetura do Varejo do Futuro, aproveita suas palestras e formações para disseminar práticas transformadoras. “Com palestras imersivas, conseguimos tocar equipes de varejo para que enxerguem o cliente em primeiro lugar, ajustem processos internos e integrem canais de vendas”, explica. Ele completa: “o livro traz um arcabouço teórico e prático para que gestores entendam os pilares — tecnologia, experiência e governança — que sustentam o varejo moderno.” Nos últimos meses, a obra ganhou segunda edição e selo de best-seller.

Para os empresários que ainda resistem a esse tipo de investimento — consultoria, palestras, leitura orientada — Waughan recomenda começar por um diagnóstico. Ele assegura que “em poucas semanas já se identificam pontos de estrangulamento que, se tratados, podem multiplicar resultados na Black Friday”. E conclui: “quem tratar 2025 como apenas mais uma promoção perderá margem; já quem atuar com estratégia e suporte conquistará sobrevivência e legado.”

Leia também

Voos para Aeroporto de Manaus crescem 6,8% e movimento de passageiros sobe 17% em 2025

PIB varia 0,1% no terceiro trimestre e alcança 2,4% de crescimento no ano

Manausprev libera calendário de pagamentos de aposentados e pensionistas em 2026; Confira datas

Golpes usam dados de contribuintes para criar cobranças falsas da Receita Federal

Lula reforça incentivo à indústria em evento que marca início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil 

Redação 16/10/2025 16/10/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Justiça suspende concurso público de Urucurituba devido irregularidades MP-AM deflagra Operação Metástase contra fraudes na saúde
Próximo Artigo Dunorte Distribuidora Dunorte Distribuidora abre sete vagas de emprego no Amazonas
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.