O Centro de Ensino Literatus, por meio de seu polo em Tabatinga, tem se destacado por oferecer um curso Técnico em Enfermagem que se diferencia no mercado local. A iniciativa tem contribuído para a formação de profissionais altamente capacitados para atender às crescentes necessidades da saúde na região. Considerado o carro-chefe da instituição, o Técnico em Enfermagem faz parte de seu portfólio desde 1999. O Literatus forma em média, anualmente, 1500 técnicos, sendo que mais de 50% são concluintes deste curso.
“A atuação do Literatus no interior do Amazonas, especialmente em Tabatinga, reflete nosso compromisso em levar educação de qualidade para além da capital. Ver nosso curso Técnico em Enfermagem ser reconhecido como um padrão de excelência na região nos orgulha e reforça nossa missão de formar profissionais que realmente façam a diferença na saúde da população amazonense”, declarou a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha.
Alexandre Pinheiro, diretor do polo Literatus em Tabatinga, destaca que a parceria com a instituição surgiu do reconhecimento de sua trajetória de sucesso e crescimento em Manaus. “A marca Literatus me motivou a desejar essa parceria, por conhecer a instituição há vários anos e acompanhar seu desenvolvimento na capital”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Guarda aparece sangrando após confusão em operação no Centro de Manaus
A estratégia do polo em Tabatinga é pautada em um modelo de ensino que busca aprimorar a formação técnica. Utilizando a estrutura já existente para o curso de Enfermagem da UNIP e recursos próprios do polo, os alunos do Literatus são inseridos em um ambiente que proporciona uma condição diferenciada. Essa abordagem tem conferido ao curso Técnico em Enfermagem um status de “premium” na cidade, elevando o nível dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho.
Com amplas possibilidades de inserção profissional, a formação em Técnico em Enfermagem permite oportunidades de atuação que vão além de hospitais e clínicas, mas também em, escolas, laboratórios, ambulatórios de empresas e “home care” (atendimento em domicílio).
Também tem contribuído para esse quadro a recente não autorização do curso superior de Enfermagem na modalidade semipresencial pelo Governo Federal, e, com isso, o Literatus em Tabatinga vislumbra um cenário de crescimento significativo para o curso técnico. A expectativa é que a demanda por essa formação qualificada aumente, atraindo um público ainda maior interessado em uma preparação robusta para atuar na área da saúde.
“Temos recebido feedbacks consistentemente positivos sobre nossos cursos, o que atribuímos à seriedade e ao profissionalismo com os quais trabalhamos”, ressalta Pinheiro. Ele ainda enfatiza o amplo espectro de atuação dos cursos técnicos, que abrangem estudantes do Ensino Médio, ampliando as portas para o mercado de trabalho local. A aceitação de novas ofertas, como o curso técnico em Farmácia, reforça a percepção da comunidade sobre a qualidade do ensino oferecido.
Além do polo de Tabatinga, localizado na Rua Marechal Mallette, 399, Centro, o Centro de Ensino Literatus conta com outros dois cases de sucesso no interior do Amazonas: o Polo Tefé, localizado na Av. Juruá, 704, Juruá; e o Polo Figueiredo, na Rua Honório Roldão, nº 9, Acariquara.