Durante uma ação de fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira (7), no Centro de Manaus, um agente da Guarda Municipal foi visto com ferimentos na cabeça após um confronto com ambulantes. A Prefeitura informou, por meio de nota, que o guarda foi atingido por pedradas lançadas por manifestantes que reagiram à operação.
Conforme a nota, durante a operação, três guardas municipais ficaram feridos. Um deles sofreu cortes na cabeça e precisou de atendimento médico. Os servidores foram agredidos após o início da fiscalização, que teve resistência por parte de alguns comerciantes. A atuação da Guarda, segundo a Prefeitura, se limitou à proteção dos agentes de fiscalização e à manutenção da ordem pública.
LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal usa spray de pimenta durante reordenamento no Centro de Manaus
A nota diz ainda que ação faz parte do programa “Mutirão no Bairro” e contou com a participação de 16 secretarias municipais. O objetivo é coibir o comércio irregular e promover o reordenamento da área central da cidade.
Segundo informações da Prefeitura, foram identificadas a venda de alimentos vencidos e armazenados em condições inadequadas.
A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) também participou da operação e recolheu produtos considerados impróprios para consumo. Mais de 250 itens foram apreendidos.
A Prefeitura afirma que as ações de fiscalização continuarão.