Preocupados com o aumento de buracos na cidade por causa das chuvas, moradores de bairros da zona Norte apelaram às redes sociais em busca de uma intervenção célere da Prefeitura de Manaus. As reclamações envolvem problemas em duas localidades: a Avenida Nathan Xavier, no Novo Aleixo; e na Avenida Roxana Bonessi, no Monte das Oliveiras.
Nessas duas áreas, cansados da falta de resposta do poder público, os moradores resolveram denunciar os problemas nas redes sociais. Além da segurança da via, a preocupação é que os buracos provenientes de erosões aumentem cada vez mais com a intensificação das chuvas, causando prejuízos para a mobilidade urbana e o comércio.
Ponte no Igarapé do Passarinho ameaçada por buraco
Em um vídeo postado nas redes sociais, um morador mostrou a situação de um processo de erosão próximo ao Igarapé do Passarinho, que está comprometendo a estrutura de uma ponte que conecta a comunidade do Galileia ao bairro Nova Cidade. As imagens compartilhadas revelam riscos de desabamento da ponte. Até o fechamento deste material, a Prefeitura de Manaus não havia atuado no local.
A preocupação dos moradores é que, com as chuvas em maior quantidade a partir de agora, a estrutura ceda, interrompendo totalmente o trânsito de veículos na região. Isso teria impacto direto no transporte coletivo e no comércio local, que dependem do fluxo constante pela ponte.
LEIA TAMBÉM: Barranco em risco de desmoronar ameaça famílias no Renato Souza Pinto
Velho problema na Nathan Xavier
A precária infraestrutura é um problema antigo na Avenida Nathan Xavier, apesar da via ser uma das mais recentes inauguradas na capital amazonense. Em um trecho, moradores resolveram colocar pneus no meio da pista para impedir que os motoristas caiam em buracos e sofram acidentes.
Outra situação alarmante na Avenida Nathan Xavier é um buraco que se abriu no canteiro central da pista, resultado da drenagem precária do local.
O problema está expondo a tubulação de água e esgoto. Moradores também registraram a situação nas redes sociais e solicitam medidas urgentes para evitar acidentes e prejuízos ainda maiores.