O selo surge como uma política pública no mercado de consumo de forma pioneira no país
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), lançou na manhã de hoje (22/09), o selo “Empresa Amigo do Consumidor”. A iniciativa tem por objetivo contemplar os estabelecimentos que respeitam o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“O selo surge como uma política pública que, de fato, atende ao mercado, de forma pioneira no país. Ele vai integrar uma plataforma digital, no qual a própria população vai poder ter controle sobre o que é anunciado pelas empresas, principalmente em épocas de grandes promoções”, explica o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Neste aplicativo, o consumidor vai ter acesso a informações sobre produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas, a exemplo do número do estoque das promoções anunciadas. Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o selo vai proporcionar uma maior transparência no mercado de consumo.
“Desta maneira, fica transparente para todo mundo. Porque quando o comerciante disser na plataforma que tem dez unidades ofertadas, à medida que a venda for sendo efetuada é dado baixa no estoque. Vai acabar com qualquer embate entre lojistas e consumidores”, garante.
Outra vantagem é que o comerciante vai poder expor o selo no estabelecimento e utilizá-lo em material publicitário. E para o consumidor é uma segurança a mais, já que será possível identificar qual loja possui um respeito maior com o cliente.
O CEO da Reszon, César Lima, empresa que desenvolveu o aplicativo, afirma que Manaus será a primeira capital do Brasil a ter o “varejo inteligente”, evitando fraudes na prática comercial.
“Quando o lojista faz um anúncio, em 48 horas esse anúncio vira um contrato inteligente. Se o lojista apagar e o usuário salvar esse panfleto, fica salvo no histórico dentro da plataforma. Isso gera segurança”, avisa Lima.
A previsão é que o aplicativo esteja disponível para o consumidor baixar no celular, de forma gratuita, no fim do mês de outubro, já visando a campanha da Black Friday, que acontece em novembro.
O selo terá a validade do ano vigente. Além disso, para ter direito ao título, o lojista precisa seguir critérios de bom atendimento ao consumidor, como oferecer informações claras sobre preços e produtos, disponibilizar canais de atendimento, entre outros indicadores.
FOTOS: João Pedro Sales/Procon-AM