Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Covid-19: Amazonas entra na fase laranja após alta na taxa de contágio
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Covid-19: Amazonas entra na fase laranja após alta na taxa de contágio
Cidades

Covid-19: Amazonas entra na fase laranja após alta na taxa de contágio

Tabajara Moreno
Atualizado em 2022/01/15 at 2:36 PM
Tabajara Moreno 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A cada três pessoas que realizam teste diagnóstico para Covid-19, uma apresenta resultado positivo

O Amazonas entrou na fase laranja (risco moderado) na transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), após aumento na proporção de exames com resultado positivo para Covid-19, que atualmente é de 38%. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta para a importância da manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização regular das mãos.

Os dados constam no boletim ampliado da Situação Epidemiológica da Covid-19, divulgado na sexta-feira (14/01) e disponível em https://www.fvs.am.gov.br/media/publicacao/____boletim_33_covid_-_19_4.pdf. Conforme o boletim, houve um acelerado aumento na média diária de casos confirmados nos últimos 14 dias (entre 30 de dezembro de 2021 e 12 de janeiro de 2022).

A maior parte do aumento foi identificado em Manaus, que registrava 20 casos diários em 30 de dezembro e passou a registrar 531 casos por dia, na quarta-feira (12/01). No interior do estado, a média diária de casos saltou de 85 para 117 casos por dia (entre 30 de dezembro de 2021 e 12 de janeiro de 2022).

Dos casos de Covid-19 registrados em janeiro de 2022, foi identificada maior ocorrência em mulheres, que representam 59% dos casos. A maioria dos infectados (83%) é de adultos, com idade entre 20 e 59 anos. Além disso, 57% dos pacientes confirmados para Covid-19 não possuem o esquema vacinal básico completo contra a infecção.

“É preciso que todos colaborem para que sejam mantidas as medidas não farmacológicas e que seja ampliada a busca pela vacinação. A disseminação da Covid-19 neste ano também pode estar associada às festas de fim de ano e a entrada da variante Ômicron”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Perfil – O aumento dos casos também se refletiu em aumento nas internações em leitos clínicos, mas não em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, há 31 pacientes internados em leitos de UTI na rede pública e 4 na rede privada. Em leitos clínicos, há 79 pacientes na rede pública e 17 na rede privada de Manaus.

“O aumento de internações por Covid-19 se deve principalmente ao elevado número de pessoas com esquema vacinal atrasado, ou seja, pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose ou a dose de reforço, mas ainda não se vacinaram. Nós identificamos que muitas pessoas internadas com Covid-19 estão nessa condição, com vacina atrasada”, destaca Daniel Barros, diretor-técnico da FVS-RCP.

Nos últimos 14 dias, a média móvel diária de óbitos apresenta estabilidade, com menos de 2 óbitos por dia.

Coinfecção – O novo boletim ampliado destaca também que o número de casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza A subiu para oito, sendo sete casos de Manaus e um em Manacapuru. Dos casos de coinfecção, seis  são mulheres. A maioria (75%) é de adultos, com idade entre 20 a 59 anos.

Leia também

Tosa e mais serviços gratuitos para cães e gatos em mutirão de atendimento no Japiim

Bolsa Idiomas: selecionados têm até quarta para confirmar a vaga

Caprichoso contesta jurados após derrota, mas antes já havia elogiado ‘método de sorteio’

Pensão alimentícia, divórcio e mais serviços em mutirão jurídico gratuito em Beruri

Rossy abandona apuração do Festival de Parintins em protesto

Tabajara Moreno 15/01/2022 15/01/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Arma usada por criminosos em ataque ao Fórum Henoch Reis era do depósito do TJAM
Próximo Artigo Prefeitura publica edital para contratação temporária de 436 profissionais de saúde
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok