Desde a eleição da primeira deputada indígena no Congresso, em 2018, Joenia Wapichana (Rede Sustentabilidade), os povos indígenas vêm se mobilizando para que mais indígenas ocupem cargos políticos, tendo em vista que povos originários, segundo os dados do IBGE de 2010, somam mais de 800 mil no país, e somente na Amazônia são mais de 440 indígenas, e destes, o estado do Amazonas contém a maior população indígena do país.
Apesar do estado do Amazonas conter a maior quantidade de indígenas do Brasil, infelizmente, até o momento, não há nenhuma representação destes povos na Assembleia Legislativa e nem no Congresso Nacional.
Levando em consideração o contexto e importância da presença dos povos indígenas no espaço político, a Rede Sustentabilidade do Amazonas lançará neste sábado, 29, a partir das 9h30, no parque das tribos, município de Manaus, a pré-candidatura à deputada federal da liderança indígena Vanda Ortega.
O evento será no formato híbrido, e terá a participação da deputada Joenia Wapichana, primeira indígena eleita parlamentar federal, que estará presencialmente. Já no formato online estarão as ex-senadoras Marina Silva e Heloísa Helena, além de lideranças indígenas do Amazonas que farão parte desse momento histórico.
Quem é Vanda Witoto?
Vanda Ortega Witoto, mulher indígena, liderança do povo Witoto, é a mais nova filiada da Rede Sustentabilidade Amazonas!
Vanda Ortega, é do povo Witoto, técnica de enfermagem e se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19 atuando desde o início da pandemia em sua comunidade, Parque das Tribos, em Manaus.
Ela foi a primeira profissional de saúde e mulher indígena do Amazonas a ser imunizada com a vacina, e teve papel fundamental no tratamento e na vacinação de indígenas de vários povos.
Vanda Witoto também é servidora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), aluna de graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e também faz parte da coordenação dos estudantes indígenas do Estado do Amazonas.