Uma mulher que sofreu um acidente de carro teve de esperar por atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em meio a uma rua completamente alagada no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, na noite deste sábado (18/01). O incidente gerou indignação entre populares, que gravaram vídeos denunciando a demora no atendimento do Samu.
De acordo com testemunhas, o acidente aconteceu na Rua 11 do Alvorada, antes do temporal atingir a região. A vítima, que teria sofrido uma fratura exposta, permaneceu no local por mais de 40 minutos aguardando o socorro do Samu, segundo relatos. Durante a espera, a forte chuva começou e causou alagamento na rua, obrigando que populares improvisassem uma barreira para proteger a mulher.
LEIA TAMBÉM: Segurança clandestina em boates de Manaus é alvo de operação da PF
Um homem que aparece em um dos vídeos gravados pelos presentes criticou de forma indignada a demora no atendimento. “Ela está aqui há mais de 40 minutos com fratura exposta, no meio da água, e nada do Samu aparecer”, declarou.
Veja o que disse o Samu:
A coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vem por meio desta, esclarecer os fatos ocorridos durante o atendimento a duas vítimas de um sinistro de trânsito envolvendo uma motocicleta na noite de sábado, 18 de janeiro de 2025.
Na ocasião, as chuvas intensas aumentaram significativamente a demanda pelo serviço em toda a região. Devido a essa sobrecarga, as ambulâncias destinadas ao atendimento precisaram ser deslocadas de uma base mais distante, o que comprometeu o tempo-resposta habitual.
Além disso, cumpre esclarecer que o Samu prioriza a segurança de todos no trânsito, incluindo a das equipes de resgate. Por essa razão, em condições de baixa visibilidade como a de ontem, com chuvas intensas no período noturno, são habitualmente adotadas velocidades de deslocamento mais baixas, compatíveis com as condições das vias.
Por fim, esclarecemos que as duas vítimas atendidas no local receberam os primeiros cuidados e foram transportadas com vida e com segurança o hospital pronto socorro.
Reiteramos nosso compromisso com a agilidade e a eficiência no atendimento à população e pedimos a compreensão de todos diante das circunstâncias excepcionais enfrentadas naquela ocasião. Seguimos empenhados em aprimorar nossos serviços e atender com excelência às demandas da nossa população.