O Brasil é um dos solos mais férteis para a compra e venda de veículos. Os carros são uma paixão nacional dos moradores locais que não medem esforços para adquirir o seu auto e ter em mãos ótimas máquinas para trabalhar ou até mesmo curtir o final de semana com uma viagem em família.
Ciente dessa paixão dos brasileiros, as concessionárias trabalham de forma intensa para entregar os melhores veículos e fomentar cada vez mais uma indústria que se mantém aquecida, apesar dos problemas econômicos do país.
Amazonas
Na região Norte do país, o estado de Amazonas, mais precisamente Manaus, a sua capital, demonstra um crescimento que surpreende os especialistas.
De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve um avanço no número de carros emplacados no primeiro semestre na região. O crescimento foi de 34,46% em relação ao mesmo período em 2023.
LEIA TAMBÉM: Verão amazônico: saiba como economizar energia e proteger eletrodomésticos
O número chama a atenção e faz os empresários do meio automotivo olharem com mais carinho para Manaus. O entendimento é que o apaixonado por carro na região norte está disposto a gastar mais e ter um veículo em sua garagem para passear ou viver no dia-a-dia.
Carros Usados
Como não poderia ser diferente, além dos carros novos que saem de fábricas, os moradores que estão comprando um carro em Manaus também abrem seus olhos para a oportunidade de adquirir um seminovo. Ou seja, não é apenas o carro novinho que chama a atenção dos motoristas locais.
Devido a esse nicho do mercado, é sempre importante avaliar alguns quesitos que vamos explorar abaixo:
Vida útil do carro: É importante ficar de olho no estado do veículo. Por não ser novo de fábrica, ele já apresenta uma certa rodagem em relação a outros autos. Por isso, é necessária uma vistoria pente fino para não ser enganado. Nestes momentos, o barato pode se tornar caro no curto espaço de tempo.
Conservação das peças: Outro ponto fundamental é o estado das peças do carro. Se o motor ou peça da lataria já foi trocada, tenha em mente que o veículo não está dos melhores e tem a necessidade de frequentar o mecânico ou lojas de reparo com certa constância, o que vai desgastar o lado mental do motorista de forma rápida.
Documentação: Esta dica é valiosa para a negociação na hora de bater o martelo sobre a compra e venda de carros usados. Normalmente, a grande dor de cabeça está neste item. O antigo dono pode demorar a transferir o nome e isso causa imensos prejuízos. Sendo assim, na hora de negociar a aquisição dê prioridade a este tema, pois uma fiscalização das autoridades pode lhe trazer grandes prejuízos de todos os lados.
Aproveite a compra: Por fim, a última dica para fazer um bom negócio é aproveitar o carro de todas as formas. Apesar de não ser um auto novo em folha e direto da fábrica, ele tem o seu valor e isso é fundamental para aproveitar e atender todas as necessidades na sua rotina.