A Campanha Quebrando o Silêncio levou palestras a escolas municipais, nesta semana. As atividades ocorreram nas escolas municipais das zonas Norte e Leste de Manaus, cidades como Borba, Autazes, Parintins e Boa Vista, em Roraima com a realização de palestras, programações como chá de bonecas dedicado as meninas e encontro de carrinhos para os meninos onde eles aprendem de forma lúdica e divertida assuntos importantes e delicados como o abuso sexual.
“Muitas vezes os pais criam nomes para os órgãos genitais das crianças e acabam esquecendo de também dizer o nome correto, pois isso é importante para que a criança não seja enganada por terceiros”, esclarece, a palestrante Jaqueline Bacelar que realizou o projeto em cinco escolas na zona leste de Manaus.
As programações contaram com a participação da Turma do nosso Amiguinho, que levou muita animação aos pequenos e a distribuição de mais de oito mil revistas infantis do projeto Quebrando o Silêncio, além de mil exemplares da revista da Turma do nosso amiguinho. “Minha mãe sempre me explica sobre os lugares que ninguém pode tocar, mas é importante falarem na escola, assim, fica mais difícil de esquecer, eu gostei muito dessa atividade, aprendi que meu corpo é um tesouro e que eu preciso cuidar”, conta Manuela Chagas, de 10 anos.
LEIA TAMBÉM: ONG busca voluntários para resgatar botos atingidos pela seca
Para os professores das escolas é uma grande ajuda receber as equipes do ministério da Mulher da Igreja Adventista do Sétimo Dia, “Nós sempre que temos a oportunidade de receber projetos assim, abrimos as portas pois isso vem somar com o que já fazemos nas salas de aula, mas realmente é um trabalho que requer dedicação e constância então dedicar um tempo assim de qualidade, é fundamental, agradecemos a parceria”, declara a diretora de escola, Lidia Mara.
Para a líder do Projeto para o leste e norte do Amazonas, Meiryanny Moraes, o movimento foi ainda mais intenso este ano. “O tema deste ano é muito delicado, requer cuidado, atenção redobrada e sensibilidade, por isso não foi tão fácil entrar nas escolas, mas graças a Deus, conseguimos alcançar um excelente número de crianças e juvenis que sem dúvida já tem uma informação ali armazenada.”
Criado em 2002, o Quebrando o Silêncio é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia com o objetivo de combater e conscientizar sobre diversas formas de violência, com foco especial no abuso sexual infantil, violência doméstica e bullying.
Atividades educativas, palestras, seminários e campanhas na internet fazem parte das ações do projeto para informar a sociedade sobre os sinais de abuso e, assim, promover a prevenção e denúncia desses crimes.
A campanha envolve a distribuição de materiais informativos e a realização de eventos anuais em oito países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). Dessa forma, mobilizando comunidades para proteger e apoiar as vítimas de violência.
O projeto gira em torno de quatro aspectos principais: conscientização e educação; prevenção; mobilização social; e o acolhimento das vítimas.