A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, que integra a rede VINCI Airports, promove, neste mês de abril, o projeto Vozes Indígenas, que visa promover e preservar a cultura dessas populações tão importantes para a construção do país. A programação conta com uma palestra e um cinedebate abordando a realidade da questão indígena, lutas, conquistas e representatividade, voltados para funcionários e a comunidade aeroportuária dos sete aeroportos operados pela empresa na Região. O projeto ocorre em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).
LEIA TAMBÉM: Vanessa da Mata faz show de inauguração de mirante no Centro
A primeira atividade ocorreu nesta sexta-feira (05/04), com uma palestra conduzida pela liderança do povo Tukano e primeira doutora indígena em educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a professora Alva Rosa Vieira. A palestra foi acompanhada de uma exposição de artesanato com indígenas do Coletivo multiétnico parque das tribos e do Atelier Maira Murana, na Praça de Alimentação do aeroporto.
No dia 19 de abril, ocorrerá um cinedebate com o ator indígena amazonense, Adanilo Reis, que fará a exibição de produções audiovisuais que participou e falará sobre representatividade e a valorização da cultura indígena no cinema. Toda a programação também ocorre nos aeroportos de Tefé, Tabatinga (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca: “Desde que iniciamos nossas operações nos Aeroportos da Amazônia, uma das nossas preocupações foi conhecer mais a cultura dos locais onde atuamos, respeitar a diversidade e valorizar os nossos povos indígenas. Essa iniciativa é uma forma de homenagear esses povos tão representativos da nossa história e cultura”.