Um golpe que promete liberar créditos de ações trabalhistas está sendo aplicado no Amazonas por meio do aplicativo de mensagens instantânea WhatsApp. O alerta é do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR).
Conforme o tribunal, pessoas de má-fé estão se passando por advogados e contactando quem possui ações na Justiça do Trabalho, com a promessa de que há créditos a receber. Para que o suposto valor seja liberado, os criminosos tentam convencer as vítimas a fazerem depósitos em dinheiro vivo para obter uma “certidão” que autorizaria o recebimento do valor em litígio judicial.
Em resumo, trata-se do golpe envolvendo ações trabalhistas. De acordo com o TRT-11, a fraude também já foi detectada em outras regiões do País.
LEIA TAMBÉM: Seu gerente é investigado! Conheça novo golpe que limpa contas bancárias
Prevenindo-se contra golpe sobre ações trabalhistas
O TRT-11 emitiu algumas orientações para prevenção contra o golpe, que começou a circular no estado.
– Não existe cobrança prévia de qualquer valor pela Justiça do Trabalho para a liberação de quantias referentes a processos;
– O TRT-11 orienta ainda as pessoas que estão com processo na Justiça do Trabalho a procurar sempre os canais oficiais e seguros de contato com seus advogados e contactar a Vara do Trabalho onde o processo está tramitando para obter informações;