Os recordes de temperatura exigem cuidados com a saúde também dos animais, alertam especialistas. Hidratação frequente, abrigo contra o calor e cuidados na hora do passeio são dicas primordiais para resguardar cães e gatos durante o verão amazônico.
O horário ideal para passear com o pet é até às 8h30, pela manhã, e a partir das 20h. Caminhar com o animal fora desses horários pode ocasionar queimaduras nas patas dos bichinhos, o que pode ser caracterizado como crime de maus-tratos.
Para esclarecer os melhores cuidados, o Segundo a Segundo conversou com o médico veterinário, Roberto Celli, que ressaltou alguns pontos importantes sobre os riscos de queimaduras ao passear com o cachorrinho no calorzão.
De que forma passear no sol pode prejudicar a saúde do pet?
“O principal risco está relacionado ao quadro de hipertermia, que na maioria dos casos leva a um trauma cardiovascular, causando uma parada respiratória ou deixando alguma sequela neurológica”, enfatizou o doutor Celli.
Se o pet apresentar queimadura após passear no asfalto quente, quais medidas devem ser adotadas?
De imediato levar ao médico veterinário de sua escolha e jamais medicar por conta própria. Algo que pode amenizar a lesão é uma compressa fria (sem muito contato com a lesão), afim de amenizar a dor. A queimadura na pata tem tratamento, mas o ideal é prevenir, evitando caminhar com o animal em horários de muito calor ou com o chão quente. Uma forma de verificar se o chão está na temperatura adequada para o passeio, é tirar o calçado e dar alguns passos, se tá quente para você, para o seu animal vai estar mais ainda
ressaltou o médico.
Os passeios são fundamentais para o bem-estar do seu pet, especialmente a saúde cardiovascular, sendo sempre recomendado cautela aos horários.