Uma operação integrada entre as forças de segurança cerca de 700 quilos de material elétrico de procedência ilícita. Denominada Operação Fio de Cobre foi realizada nos bairros de Nazaré e São Francisco, no município de Barcelos (a 400 quilômetros de Manaus).
Nesses bairros, foram encontrados fios de cobre de telefonia, motores de geladeira, compressores de ar condicionado, entre outros de procedência irregular.
A ação é um trabalho conjunto entre a 75ª Delegacia Interativa de Polícia Civil, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo o investigador Diego Araújo, gestor da 75ª DIP, o objetivo da operação foi averiguar a grande quantidade de furtos de fios, equipamentos e partes de equipamentos elétricos naquele município.
“Iniciamos as investigações após averiguarmos há algumas semanas que proprietários de sucatarias compravam materiais de procedência ilícita ou duvidosa”, explicou Araújo.
Conforme o gestor, a maioria desses materiais eram provenientes de furtos a residências, igrejas, patrimônios públicos e outros locais. Inclusive, já havia investigações em andamento na delegacia sobre os principais receptadores desses equipamentos.
As equipes policiais estão buscando as vítimas dos furtos e, consequentemente, os proprietários das sucatarias irão responder por receptação qualificada.