A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) estão comemorando uma década de cooperação na oferta de cursos de qualificação profissional e técnico para pessoas que vivem em áreas remotas da região amazônica.
Desde 2014, mais de mil alunos foram beneficiados pelo Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES), da FAS, que conta com o apoio do Cetam na realização de 18 cursos em oito Núcleos de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável (Nieds).
Os cursos abrangem temas como Informática, Agroecologia, Manutenção de Motores, entre outros, e visam contribuir para o desenvolvimento ambiental, econômico e social das comunidades ribeirinhas e indígenas.
Além da formação profissionalizante e técnica, a parceria entre a FAS e o Cetam também promove a transformação pessoal dos alunos, como relata Valdeane da Silva, de 16 anos, que participou das oficinas do PES.
“A FAS mudou a minha vida, porque eu não era acostumada a falar em público. Depois que eu participei das oficinas, passei a me desenvolver mais com os outros jovens, a participar de várias oficinas. Hoje, não tenho mais vergonha de falar na frente [de outras pessoas]. A FAS foi o ponto para eu me libertar e sair de uma ‘cadeia’ onde eu me sentia presa. Isso foi muito gratificante para mim”
DESTACOU.
Outro aluno que teve sua vida transformada pela parceria foi Antônio Silva. “A FAS é uma parceira que traz muitos cursos técnicos para dentro [da comunidade]. É onde faz a escola ser diferenciada das outras. Ela nos forma para a nossa vida pessoal e também profissional, para que a gente tenha um plano de vida, um projeto de vida para o nosso futuro”
SALIENTOU.
O primeiro curso oferecido pela parceria FAS e Cetam foi o de Técnico de Produção Sustentável, em 2014, na comunidade do Bauana, no município de Carauari, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Médio Juruá. Desde então, a parceria se expandiu para outras localidades e reservas, levando conhecimento e educação inovadora para quem vive longe da capital Manaus.