A Secretaria oferta os procedimentos cirúrgicos por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge, que é referência no estado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) disse, nesta segunda-feira (5), que zerou a fila de pessoas que aguardavam por procedimento cirúrgicos em três áreas. Trata-se da cirurgia de ligamento cruzado no joelho, cirurgia de mão e cateter Duplo J – que faz a conexão entre rim e a bexiga. Os procedimentos são realizados na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e estavam com espera desde o início da pandemia de Covid-19.
Segundo o hospital, o feito é resultado de investimentos do governo Wilson Lima que permitiram sistematizar processos de compra de materiais e contratar mão-de-obra qualificada para acelerar os procedimentos cirúrgicos.
“A fila de pacientes que precisavam da cirurgia de reconstrução de ligamento cruzado anterior, lesão que afeta o joelho, tinha 153 pacientes aguardando desde 2017 e, em 2023, todas as pessoas foram atendidas. Agora, não há filas. E essa é uma determinação do Governador Wilson Lima, de buscarmos sempre melhorar o atendimento à população, aqui é trabalho, trabalho e trabalho” disse o secretário de Saúde, Anor Samad.
Ao todo, 800 pacientes aguardavam por cirurgias de urologia desde 2019. Atualmente esse quantitativo está em 356 usuários, uma redução de 80,9% assim como a redução no tempo de espera para realizar as cirurgias.
De acordo com o diretor da unidade, o médico Ayllon Menezes, a FHAJ também conseguiu zerar a fila de pacientes para troca de cateter Duplo J, (usado para manter a conexão entre o rim e a bexiga em caso de doenças envolvendo o sistema urinário). Desde 2020, 182 pacientes aguardavam uma cirurgia de mão e todos foram atendidos, não havendo fila de espera para essa especialidade.
“Nós, da Fundação Hospital Adriano Jorge, estamos trabalhando para aperfeiçoar, ainda mais, o atendimento dos pacientes. Com o apoio da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado, conseguimos mão-de-obra e mais equipamentos que garantem, por exemplo, diminuir o tempo de internação após cirurgias por videolaparoscopia (vídeo). Isso ajuda a acelerar os serviços beneficiando a população”, ressaltou o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira.
Medicamentos
A partir de junho, a FHAJ também contará com o serviço de entrega de medicações de alto custo através do Componente Especializado da Atenção Farmacêutica (Ceaf). Com isso, a FHAJ será a unidade de saúde com cinco especialidades atendidas fora da central de medicamentos do Amazonas.
O horário de atendimento será de segunda à sexta, de 7h às 17h funcionando sem intervalo. Ao todo, vão ser atendidas, em média, de 60 a 90 pessoas por dia. Serão oferecidos medicamentos para reumatologia, endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, mutipolissacaridoses (doenças raras) e pacientes com problemas renais.
O atendimento
Após a consulta, o médico solicita a medicação de alto custo ao paciente através do Laudo de Medicamento Especial (LME) feito por um especialista. Além disso, é necessária a declaração de um representante do paciente.