A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu nesta terça-feira (14/12), no hall da Casa Legislativa, uma amostra de pinturas e esculturas criadas por artistas autistas. Artes feitas por crianças com massa de modelar, biscuit e tinta. A exposição chegou na CMM através do vereador Ivo Neto (Patriota), parlamentar que abraçou a causa desde quando trabalhava com projeto social no qual ministrava aulas a dois autistas.
Para o vereador Ivo, é uma satisfação a Câmara abrir as portas para esta causa tão importante que é o mundo do Transtorno do Espectro do Autismo. “A casa do povo abre suas portas para receber esses artistas, artistas esses que vivem em um mundo próprio e criam as coisas através da imaginação e do coração, o presidente David Reis está de parabéns por receber e defender esta causa”, parabenizou Ivo Neto.
O artista Victor Lima, 17 anos, destacou que sua arte vem desde criança e que faz as esculturas de acordo com o que vem na sua imaginação. “Eu faço as coisas através do que vejo, do que sinto no meu coração e na alma, e faço com muita dedicação para me aperfeiçoar”, disse o artista.
Para a mãe de Victor, Dirlene Lima, o incentivo a arte ajuda no desenvolvimento do filho. “Desde os três anos de idade ele gosta de trabalhar com massa de modelar, e a cada ano que passava, ele desenvolveu mais, interagiu mais e hoje faz questão de mostrar o seu trabalho”, destacou a mãe.
A coordenadora do projeto Atelirê, Rejane Melo, destacou que a arte é responsável pelo desenvolvimento das crianças. “O nosso projeto é crescer, é brincar, é fazer arte. É se divertir e ajudar no desenvolvimento de cada criança, e com os artistas autistas não foi diferente, as obras são a prova disso.