O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (18/05), no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a implantação do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente no Amazonas.
O espaço tem o objetivo de atender vítimas ou testemunhas de violência, conforme a Lei nº 13.431/2017 que estabelece a forma como crianças e adolescentes em situação de violência devem ser acolhidos.
O Centro Integrado será um dos mecanismos da rede de proteção para a assistência às vítimas, testemunhas e famílias de crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência, inclusive abuso e/ou exploração sexual.
A unidade funcionará na Delegacia Especializada em Proteção às Crianças e Adolescentes (Depca) juntamente com a 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na avenida Via Láctea, no Aleixo, zona centro-sul e reunirá serviços de proteção e atendimento infantojuvenil. O local foi considerado o mais adequado, pois permitirá o acesso de todas as vítimas recebidas pela delegacia.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com outros órgãos da rede de proteção.