Inspeção da Amazonas Energia identificou ‘gatos’ e outras irregularidades em 39 imóveis de dois condomínios de luxo e uma marina, localizados na zona oeste de Manaus. A informação foi divulgada pela concessionária nesta sexta-feira (5).
As fiscalizações ocorreram após denúncias e suspeitas identificadas por leituristas.
Segundo a empresa, na grande maioria dos casos, as denúncias partem de vizinhos.
“Recebemos uma média mensal de quase 1.000 denúncias. Setorizamos os endereços por zona para enviar as equipes de inspeção. Além da própria população que nos informa sobre possíveis irregularidades, temos uma grande fonte de informação que são os nossos leituristas, aqueles profissionais que visitam os imóveis todos os meses para anotar o consumo. Eles observam o relógio com atenção e, se suspeitam de alguma anormalidade, informam no relatório”
EXPLICOU RODRIGO SILVEIRA, GERENTE DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS COMERCIAIS, RESPONSÁVEL PELAS INSPEÇÕES DE CAMPO.
Nos três dias da operação, foram visitados 61 imóveis terrestres e flutuantes (casas dispostas sob o rio). Em 39 residências, foram comprovadas fraudes (furto de energia elétrica por meio de ligações clandestinas). Na maioria dos casos, as residências não dispunham de medidor e mantinham ligação direta com a rede de energia elétrica.
“É muito comum o proprietário fazer ligação direta na rede de energia durante o período de obras e, quando conclui o imóvel, mantém a irregularidade. Esse sistema é fraudulento por inteiro. A Amazonas Energia, com base na legislação brasileira que regulamenta a questão, recomenda que o interessado solicite uma ligação nova antes de iniciar a obra, independente do porte”
SALIENTOU RODRIGO SILVEIRA.
Novas ligações e cortes
Durante a operação, os imóveis, que contavam com ligações clandestinas, foram normalizados. A concessionária de energia instalou medidor e criou unidade consumidora para a residência. A partir da regularização, o proprietário passará a receber as faturas no endereço cadastrado e também informes pelo SMS de ações relacionadas à energia como interrupções programadas, envio da fatura etc.
Os imóveis que, – após várias notificações da concessionária sobre fatura ou faturas não pagas, não se regularizaram – tiveram a energia cortada. A medida extrema foi adotada em 24 unidades consumidoras. Os proprietários ou os representantes legais podem reativar o serviço, desde que negociem os valores atrasados.