A Polícia Federal (PF) deflagrou, na quinta-feira (23), a Operação Tucandeira, resultando na destruição de três balsas/dragas utilizadas na prática de garimpo ilegal no município de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus). A Operação tem por objetivo a identificação, abordagem e inutilização dessas balsas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro no Vale do Javari.
Policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e fiscais do IBAMA também auxiliaram na operação.
Ainda na quinta-feira, pela tarde, o Diretor da Amazônia e Meio Ambiente (DAMAZ), Humberto Freire, o Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas (SR), Umberto Ramos, se encontraram com lideranças indígenas da UNIVAJA, no município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus). A reunião teve a finalidade de debater sobre questões referentes à segurança pública e pautas prioritárias para os povos da região.
A SR e a PF informaram que toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e que as ações de retirada de povos que não são originários dessa região continuarão a serem realizadas, e também devem ser estendidas a outras regiões de garimpo ilegal já detectadas pelos órgãos no estado do Amazonas.
No dia 18 deste mês, uma base fluvial da Polícia Federal foi deslocada de Manaus ao Vale do Javari, esta deve cumprir diversas diligências no decorrer dos próximos dias.
Leia mais:
Polícia Federal e Ibama destroem balsa utilizada em garimpo ilegal em Itamarati (AM)
Em Juruá, PF destrói embarcação utilizada para o garimpo ilegal