Mais de 4 mil produtos falsificados foram apreendidos pela Polícia Civil e pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), por estarem fora das regras Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Três lojas foram fiscalizadas no Centro, zona sul de Manaus.
De acordo com a polícia, foram apreendidos cerca de 4.300 produtos falsificados, entre carregadores e acessórios de celular, controles de videogame, fones, entre outros itens, das marcas Apple, Sony e Nintendo.
Conforme o delegado Rafael Guevara, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), a polícia recebeu denúncias das próprias fabricantes do produto, falando sobre a irregularidades dos materiais.
“A ação foi realizada com base em denúncias das próprias fabricantes, relatando que as lojas estavam vendendo produtos falsificados e totalmente fora das normas de fabricação do Inmetro, como carregadores que oferecem risco de superaquecimento e de pegar fogo”, disse.
O caso será investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e os proprietários foram notificados para comparecer à Decon para prestar esclarecimentos.