O consumo das classes C e D no Amazonas em outubro em relação ao mês anterior cresceu 7%, acima da média nacional, que apontou 6%. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em empoderamento econômico, e é realizada mensalmente para traçar o perfil do consumidor dessa parcela da população brasileira.
Os destaques de alta no Amazonas foram nos setores de Diversão e Entretenimento (23%), Serviços (22%), Companhias Aéreas (14%), Transporte (13%), Supermercado (12%), Prestadores de Serviços (10%), Telecomunicações (10%), Drogaria e Farmácias (9%), Restaurantes (7%). Já as quedas foram observadas nos setores de Automóveis e Veículos (-24%), Rede Online (-21%), Hotéis e Motéis (-5%) e Combustível (-3%),
Média do País
Na pesquisa, o aumento no País no período foi puxado pela região Norte com um acréscimo de 8,5% no consumo. Outra região que registrou crescimento foi o Sudeste, com um aumento de 3,5%. Em contrapartida, apresentaram queda o Centro-Oeste (-5%), Nordeste (-3,1%) e Sul (-0,03%).
Os setores no País que se destacaram com as altas mais significativas foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%). Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram de Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%).
Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento nos setores de Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%). Contudo, caiu a média de gasto com Serviços (-7%), Companhias Aéreas (-5%), Telecomunicações (-2%) e Automóveis e Veículos (-2%).
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.
De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol, e em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, afirma a executiva.