O objetivo da ação é atender mais de 400 pacientes que aguardam pelo exame na fila do Sisreg
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está intensificando a realização de exames de tomografia na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ, até sexta-feira (23/07). A meta é beneficiar os pacientes da rede estadual de saúde que aguardam por esse procedimento, diminuindo, assim, o tempo de espera. A ação deve beneficiar 420 pacientes cadastrados na Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).
O secretário de estado de saúde, Dr. Anoar Samad, explica que, devido a pandemia de Covid-19, houve a interrupção de consultas, exames e outros procedimentos, o que levou ao aumento do tempo de espera.
“Foram três ondas de pandemia, duas delas com paralisação, com interrupção de consultas, exames e cirurgias, enfim, isso só fez aumentar o tempo de espera, que as pessoas conhecem como fila. Até hoje já foram realizados 100 exames, e até o próximo dia 23, nós vamos completar os 420”, destacou o secretário de saúde.
O diretor da Fundação Hospital Adriano Jorge, Dr. Ayllon Menezes, explica que o aceleração dos exames de tomografia surgiu com a necessidade identificada por meio da regulação, atendendo os pacientes de toda a rede de saúde do Amazonas.
“Nós trabalhamos em rede, as unidades de saúde se ajudam nas necessidades da sociedade, da população amazonense. As filas são dinâmicas, os pacientes sempre aparecem, mas nós vamos diminuir essa demora, essa espera.” disse o diretor.
Entre os beneficiados estavam pacientes da Fundação Hospital Adriano Jorge, do Hospital Universitário Getúlio Vargas e da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), das demais unidades de saúde da capital e também do interior do estado, que foram atendidos com tecnologia e equipamentos de última geração. Serão atendidos pacientes com solicitação no Sistema de Regulação, tanto da capital quanto do interior.
FOTOS: Divulgação/SES-AM