Pela primeira vez, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) terá uma unidade na zona leste de Manaus. Com previsão de abrir as portas no mês de setembro, a nova escola de formação funcionará no mesmo prédio do Centro Cultural Aníbal Beça e terá capacidade para atender cerca de dois mil alunos em diversas modalidades de qualificação profissional.
As obras estão em estágio avançado e seguem para a reta final. O novo complexo de formação fica na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, e segue diretriz do governador Wilson Lima, que inaugurou a primeira escola de formação do Cetam na zona norte, no Galileia.
“Em Manaus, as zonas Norte e Leste não tinham atendimento do Cetam. O Governo do Estado já entregou a unidade da Zona Norte, no ano passado, e esse ano, reformando o Centro Cultural Aníbal Beça, nós vamos conseguir, pela primeira vez, atender ao público da zona Leste”, destacou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto.
As reformas no espaço estão adequando 17 antigas salas de aula comuns para 15 novos espaços, entre eles, laboratório de gastronomia, laboratório de imagem pessoal, laboratório de embelezamento, laboratório de massoterapia, salas de Música, Dança, Sala Maker, entre outros espaços. A nova unidade se prepara para receber mais de cinco mil alunos, por ano.
“Investir na qualificação profissional é a forma das pessoas terem acesso mais rápido a trabalho, emprego e renda. Antes desse espaço, as pessoas tinham que se deslocar para outros bairros, para o Centro de Manaus, e agora eles terão na própria Zona Leste um curso gratuito oferecido pelo Governo do Estado”, destacou José Augusto.
O investimento total da obra é de R$ 956,6 mil. “Por uma demanda da comunidade, da população da Zona Leste, ele vai se tornar uma escola exclusiva de educação profissional, para atender os alunos em cursos inéditos do Cetam”, afirmou José Augusto de Melo Neto.