No episódio desta semana, a série “Sempre Alerta”, produzida pela Serasa com o objetivo de ajudar o consumidor a identificar e evitar os golpes financeiros com dados pessoais, traz informações sobre as fraudes com cartões de crédito.
Os golpistas usam várias estratégias para enganar as vítimas, obter os dados e clonar cartões de crédito. Uma delas é a manipulação psicológica, que leva o consumidor a fornecer voluntariamente as informações sigilosas de seus documentos. Os criminosos usam argumentos para levar a vítima a ter certeza de que precisa mudar as senhas e informar seus dados para ganhar benefícios como aumento de limite de crédito e bônus. Mas é tudo mentira, com o objetivo de usar os dados para a prática de fraudes.
Para enganar o consumidor, os golpistas usam e-mails de lojas que não existem, sites falsos, promoções irreais nas redes sociais e ligações telefônicas com estratégias de convencimento.
Conheça o modo de agir das quadrilhas virtuais e fique alerta quando:
• Receber uma oferta tentadora por e-mail ou redes sociais: um dos golpes mais comuns é atrair a vítima para compras vantajosas em sites falsos divulgados por e-mail e redes sociais. Os golpistas imitam o layout das lojas e lançam uma oferta “imperdível” para o cliente nem pensar duas vezes antes de clicar. Ao preencher o cadastro, a vítima entrega os dados bancários aos golpistas.
• Receber e-mails pedindo para refazer sua senha sem ter solicitado: esta é uma estratégia que golpistas usam para que você refaça sua senha em um link falso e então ele terá acesso ao seu cartão ou qualquer outra conta.
• Receber um link para login de uma loja: os golpistas usam nomes semelhantes aos das lojas reais, modificam uma letra ou a posição dela no endereço da página na internet. Quando a pessoa entra com login e senha, o criminoso copia os dados e tem acesso às informações salvas na loja verdadeira. Com isso, ele pode fazer compras, mudar o endereço de entrega e obter as informações bancárias salvas para aplicar outros golpes.
A Serasa dá dicas para o consumidor se prevenir contra os golpes
• Para saber se o site que está fazendo a compra é real passe o mouse pelo link e observe se o endereço corresponde ao nome do site antes de clicar.
• Antes de colocar sua senha e login observe se há um cadeado de segurança na barra de endereço. Se o cadeado não aparecer, o site não é seguro.
• Não use a mesma senha para vários sites de compras.
• Evite salvar as informações financeiras em sites de lojas.
• Pesquise na internet a reputação da loja e se outros clientes estão reclamando que produtos não foram entregues.• Compare o preço do produto com o de outras lojas. Se o valor estiver muito abaixo do mercado e as condições forem muito melhores, desconfie.
• Evite usar Wi-Fi público para fazer compras, porque essas redes são abertas a qualquer pessoa e os criminosos podem furtar os seus dados bancários inseridos em cadastros.
• Duvide de telefonemas e mensagens por WhatsApp que pedem confirmação de dados pessoais. Geralmente, as lojas e instituições financeiras não pedem confirmação de dados por telefone ou mensagem. Entre em contato com os canais oficiais da empresa para saber se realmente precisam desses dados.
Outras informações sobre os golpes com cartões de crédito estão no link:
https://www.serasa.com.br/premium/blog/conheca-as-fraudes-mais-comuns
Confira os demais capítulos da série “Sempre Alerta” já divulgados no blog do Serasa Premium:
• Documentos Perdidos: https://www.serasa.com.br/premium/blog/teve-documentos-perdidos
• Golpes do Pix: https://www.serasa.com.br/premium/blog/golpes-do-pix-como-se-proteger
• Golpes de emprego: https://www.serasa.com.br/premium/blog/tipos-de-golpes-de-emprego-e-como-se-prevenir/
• Proteção dos dados: https://www.serasa.com.br/premium/blog/protecao-de-dados-4-razoes-para-se-preocupar
Serasa Premium ajuda a proteção os dados dos brasileiros
O Serasa Premium é um serviço que ajuda o consumidor a se proteger de fraudes por meio do monitoramento dos dados em tempo real. Alertas de consultas e de outras movimentações no CPF e CNPJ mantém o usuário informado sobre a situação.