Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Ilumina+ Amazonas: modernização da iluminação pública avança em Humaitá
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Ilumina+ Amazonas: modernização da iluminação pública avança em Humaitá
Cidades

Ilumina+ Amazonas: modernização da iluminação pública avança em Humaitá

Redação
Atualizado em 2022/08/02 at 3:13 PM
Redação 4 anos atrás
Compartilhe
Até esta terça-feira (02/08), os serviços já foram concluídos, com instalação de LED, em doze bairros do município
Compartilhe

O município de Humaitá (a 696 quilômetros de Manaus) avança com a instalação de luminárias LED, por meio do Ilumina+ Amazonas. O programa, de modernização da iluminação pública no interior, é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A cidade vai receber 3,6 mil pontos de iluminação, com previsão de conclusão dos serviços neste mês de agosto. Até esta terça-feira (02/08) já foram contemplados os bairros Nova Esperança, Novo Centenário, Centro, Santo Antônio, São Pedro, São Francisco, São Sebastião, Divino Pranto, São Cristóvão, Nossa Senhora do Carmo, BR 319 e Nova Humaitá. 

Desde o lançamento do programa, em maio, 23,4 mil luminárias LED foram instaladas em  onze municípios do interior do Amazonas e comunidades de outras três cidades. O programa Ilumina+ Amazonas está em ritmo avançado e já alcançou 39% de execução em relação aos 59,5 mil pontos luminosos planejados até o fim deste ano.

Conforme o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, a utilização de luminárias LED, equipamento moderno e de alta eficiência, garante economia aos cofres públicos, com a elevação da vida útil do parque de iluminação e menos intervenções para manutenção. “É um sistema que, por iluminar com mais intensidade, ajuda na segurança das cidades. É também uma alternativa sustentável, com menor impacto ao meio ambiente, substituindo a iluminação antiga, à base de mercúrio, vapor de sódio e mistas”, enfatiza.

Foram instaladas mais de 1,3 mil luminárias de LED em Humaitá. Ao final da implantação, além da mudança na paisagem urbana noturna, o Ilumina+ Amazonas vai possibilitar, ainda, melhorias na rotina dos mais de 57 mil habitantes do município, devido à maior luminosidade nas praças, ruas, portos e demais espaços públicos.

A modernização da iluminação pública também está em pleno avanço nos municípios de Itacoatiara e Rio Preto da Eva. Os trabalhos já foram concluídos em Autazes, Tefé, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Urucurituba e Maués. As cidades de Manacapuru, Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Presidente Figueiredo também serão beneficiadas.

Ilumina+ Amazonas – Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados com a iluminação em LED até o final deste ano. O município de Maués foi o primeiro a ser contemplado com o sistema, pela substituição de 100% dos pontos de iluminação pública por luminárias de LED, em 2019. A cidade recebeu os trabalhos na época de implantação do Prosai Maués, e serviu de projeto piloto para o lançamento do programa de modernização da iluminação pública.

FOTO: Divulgação/Prefeitura de Humaitá

Leia também

Concurso Ipaam: 78 candidatos PcDs avançam na etapa de análise documental

Manauara anuncia distribuição de 2,5 mil livros infantis em escolas e projetos sociais de Manaus

Saque do FGTS de até R$ 6,2 mil é liberado para Juruá após inundações; saiba como realizar

Em Guajará, Carreta da Mulher inicia exames para diagnóstico precoce do câncer

Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026

Termos Amazonas, Governo do Amazonas, Wilson Lima
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Treta no #SouManaus é destaque na coluna Tréplica TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Nhamundá em cerca de R$115 mil
Próximo Artigo Tour Aromático na Amazônia: atividade é mais uma opção de geração de renda com base no Turismo de Base Comunitária (TBC)
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.