Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026
Cidades

Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026

Redação
Atualizado em 2026/05/13 at 1:59 PM
Redação 4 semanas atrás
Compartilhe
Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026
Foto: Divulgação
Compartilhe

A Justiça Eleitoral está com inscrições abertas para cidadãos interessados em atuar como mesários voluntários nas eleições gerais de 2026, previstas para ocorrer em outubro. O cadastro pode ser realizado de forma online por meio do aplicativo e-Título ou pelos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada estado.

A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que desde março intensificou campanhas de divulgação em emissoras de rádio, televisão e redes sociais para ampliar o número de participantes no processo eleitoral. O foco da campanha é incentivar principalmente a adesão de jovens eleitores.

Para se candidatar à função, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Não podem atuar como mesários candidatos nas eleições, parentes de políticos, integrantes de diretórios partidários com função executiva e autoridades policiais.

Os voluntários selecionados passam por treinamento preparatório oferecido pela Justiça Eleitoral. A capacitação pode ser feita de forma digital pelo aplicativo Mesário, além de orientações complementares fornecidas pelos TREs sobre os procedimentos nas seções eleitorais.

LEIA TAMBÉM: Maternidades estaduais de Manaus registram 34 partos nas primeiras horas do Dia das Mães

Entre as funções desempenhadas pelos mesários estão a organização das filas, conferência de documentos dos eleitores, controle de acesso às salas de votação e apoio no uso das urnas eletrônicas. Cada seção eleitoral é composta por quatro integrantes: presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário.

Apesar de a atividade não ser remunerada com salário, os participantes recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 65 por turno trabalhado. Também têm direito a folgas compensatórias e podem utilizar a experiência como critério de desempate em concursos públicos e como atividade extracurricular em instituições conveniadas.

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para o dia 4 de outubro. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 25 de outubro. O pleito deste ano também marcará os 30 anos da utilização da urna eletrônica no Brasil.

Leia também

Começa entrega de documentos na segunda chamada dos programas de Pós-Graduação e de Idiomas em Manaus

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas e risco de alagamentos em Manaus

Caso Bruno e Dom: Justiça Federal leva “Colômbia” a júri popular

Zona Azul ignora sinalização de vagas para idosos e PcDs em Manaus

Audiência pública debate falta de energia em comunidades rurais de Humaitá

Termos destaque, eçeições2026, justiçaeleitoral, mesario
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior programa vai apoiar pesquisas em gestão pública e inovação Com bolsas de R$ 4,5 mil, programa vai apoiar pesquisas em gestão pública e inovação
Próximo Artigo Carreta da Mulher leva exames para moradoras de Guajará Em Guajará, Carreta da Mulher inicia exames para diagnóstico precoce do câncer
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.