A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Alto Rio Negro e do projeto Defensoria Itinerante, vai realizar um mutirão de atendimentos jurídicos no município de Barcelos, a partir desta quarta-feira (13). Serão três dias de evento, sempre das 8h às 17h, na Escola Estadual Angelina Mendes, localizada na rua São Francisco. A atividade encerra na sexta-feira (15).
De acordo com a defensora Daniele Mascarenhas, os atendimentos são gratuitos e não precisam de agendamento prévio. Basta a pessoa se direcionar até a escola, com todos os documentos pessoais e aguardar. O atendimento será por ordem de chegada.
“Os atendimentos no município são feitos por telefone ou presencialmente, a cada dois meses, pelo Polo do Alto Rio Negro. Mas por conta da pandemia, as viagens ficaram suspensas por um período e agora estamos retomando os atendimentos e vamos fazer o mutirão para desafogar a demanda, que está grande”, explicou ela.
O mutirão vai acontecer em parceria com o programa Defensoria Itinerante. Segundo o coordenador, defensor público Danilo Germano, os serviços prestados serão aqueles relacionados prioritariamente à área de família, como pensão alimentícia, guarda, divórcio, união estável e outros.
“A gente sabe que, no interior, algumas demandas ficam mais difíceis de resolver, principalmente por causa da logística. Com a ação itinerante, nós buscamos estar mais próximos da população e garantir que ela tenha acesso à Justiça. Nesses três dias de atendimentos gratuitos, nós esperamos receber e atender o máximo possível de pessoas”, disse o defensor.
FOTO: Divulgação – DPE/AM