A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou 864 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C durante a 36ª edição do programa Governo Presente, realizada neste sábado (30), no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.
Ao todo, foram registrados 216 atendimentos voltados à prevenção e ao diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa integrou as ações de saúde oferecidas à população durante o evento.
Além da testagem, equipes da FVS-RCP promoveram atividades educativas com orientações sobre prevenção de doenças transmitidas por vetores, zoonoses e acidentes com animais peçonhentos. O objetivo foi ampliar o acesso da população a informações relacionadas à saúde e prevenção.
LEIA TAMBÉM: Idoso é preso após estuprar duas crianças em Manaus; uma das vítimas é sua neta
Testes identificam infecções
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a realização de testes rápidos contribui para a identificação precoce de infecções e para o encaminhamento dos pacientes aos serviços de tratamento. Ela destacou ainda a atuação do ônibus Carona na Prevenção, utilizado para levar os atendimentos à população.
Durante a programação, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), Marco Aurélio Oliveira, ressaltou a importância das orientações oferecidas ao público sobre dengue, malária e acidentes com animais peçonhentos.
Morador da capital, o analista administrativo Junior Souza, de 42 anos, afirmou que ações realizadas próximas às residências e aos locais de trabalho facilitam o acesso da população aos serviços de saúde.
A FVS-RCP mantém atividades permanentes por meio do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, com campanhas educativas e oferta de testes rápidos em diferentes pontos de atendimento. As ações buscam ampliar o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento das infecções sexualmente transmissíveis.



