Moradores do Amazonas poderão participar, a partir desta segunda-feira (25/05), de uma pesquisa genética que busca identificar características do DNA da população amazônica. A coleta de amostras será realizada pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em Manaus, dentro do Projeto Genoma SUS.
A ação ocorre até o dia 28 de maio, das 9h às 17h, no Bloco E da sede do Hemoam, localizada na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul da capital. A participação é voluntária e direcionada a adultos sem doenças graves aparentes.
LEIA TAMBÉM: Paralimpíadas Escolares mobilizam estudantes da rede estadual em Manaus
A proposta integra a Rede Genomas da Amazônia, coordenada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com instituições de pesquisa e saúde da Região Norte. No Amazonas, também participam pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação Hospitalar Alfredo da Mata (Fuham).
DNA da população amazônica entra em estudo nacional
O projeto prevê o sequenciamento completo do genoma de 10 mil pessoas da Região Norte. O objetivo é identificar variantes genéticas e características raras presentes na população amazônica, considerada uma das mais miscigenadas do país.
As informações coletadas devem abastecer o programa Genomas Brasil, do Ministério da Saúde, permitindo o desenvolvimento de diagnósticos mais rápidos, tratamentos personalizados e medicamentos mais adequados ao perfil genético da população.
Diferente da doação convencional realizada nos hemocentros, a participação no estudo envolve a coleta de cerca de 5 mililitros de sangue periférico ou raspado bucal, além do preenchimento de um formulário com informações clínicas e histórico familiar.
Segundo os organizadores, todo o material passará por processos automatizados de extração de DNA e análise de bioinformática. Os dados serão armazenados em banco protegido e utilizados exclusivamente para pesquisa científica e suporte às políticas públicas de saúde.



