Atenção, microempreendedores! Um golpe está sendo aplicado em todo o Brasil, e a vítima pode ser você. Falsas mensagens por SMS e WhatsApp estão alertando sobre o suposto cancelamento do CNPJ de Microempreendedores Individuais (MEIs), alegando que o motivo seria o não pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
A Receita Federal já se manifestou e garantiu que não é possível o cancelamento do CNPJ por dívidas com o fisco. Conforme a Receita, o objetivo dos golpistas é claro: roubar dados pessoais e até gerar boletos falsos para cobrar indevidamente.
A Receita também explicou que, em nenhum momento, utiliza SMS ou WhatsApp para fazer cobranças de dívidas. A única forma de resolver pendências fiscais de forma segura é por meio dos canais oficiais, como o Portal do Empreendedor, o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal, e o aplicativo MEI (App MEI).
LEIA MAIS: Mais ameaçadores, golpes de sextorsão usam IA para criar imagens fakes
O órgão afirma que o App MEI é a maneira mais segura e rápida para o microempreendedor controlar tudo. Com ele, você consegue consultar sua situação fiscal, emitir o DAS para pagamento mensal, verificar débitos e até fazer a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI).
Confira os canais oficiais para quem é MEI