O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta quarta-feira (16/04) a autorização para o pagamento das datas-bases dos servidores da segurança pública do estado, o que envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Administração Penitenciária. Ao todo, a recomposição salarial será de 9,41%, e parte dela já começa a ser paga na folha deste mês.
Na tarde de hoje, o governador se reuniu com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal em seu gabinete, na sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa, na zona oeste de Manaus. Em seguida, fez o anúncio pelas redes sociais, destacando o compromisso com a valorização da segurança pública.
LEIA TAMBÉM: Governo antecipa pagamento do Auxílio Estadual para a Páscoa
Segundo Wilson Lima, a data-base de 2024 da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, no valor de 3,93%, será paga já na folha de abril, cujo desembolso está previsto para começar em duas semanas. Já a data-base de 2025, no valor de 5,48%, será quitada em dezembro, com os retroativos incorporados aos salários a partir de janeiro.
“Essa é uma ação que valoriza a segurança pública e, principalmente, os homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para proteger a população”, afirmou o governador.
O Governo do Amazonas vai enviar, na próxima semana, Mensagem Governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com pedido de tramitação de urgência.
“Nessa mesma mensagem será contemplada a data-base de 2025 que será instituída a partir de dezembro deste ano, com seus efeitos retroagindo a abril. Esperamos que isso dê um ânimo e que a política pública de Segurança Pública possa ficar cada vez mais fortalecida”, afirmou o secretário da Casa Civil, Flávio Antony.
Somando os reajustes das datas-bases de 2024 e 2025, o Governo do Amazonas investirá mais de R$ 100 milhões apenas neste ano. O impacto anual previsto é de mais de R$ 128 milhões em recursos estaduais destinados para as categorias.