Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo PCDs e idosos são impedidos de usar vale-transporte na linha executiva 836 em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > PCDs e idosos são impedidos de usar vale-transporte na linha executiva 836 em Manaus
Cidades

PCDs e idosos são impedidos de usar vale-transporte na linha executiva 836 em Manaus

Redação
Atualizado em 2026/05/19 at 10:44 AM
Redação 51 minutos atrás
Compartilhe
PCDs e idosos são impedidos de usar vale-transporte na linha executiva 836 em Manaus
Foto: Divulgação
Compartilhe

Usuários da linha de ônibus executiva 836, que atende o Residencial Viver Melhor, na zona Norte de Manaus, relataram dificuldades e possíveis restrições no uso de cartões de bilhetagem eletrônica, incluindo o vale-transporte e o sistema Passe Fácil, utilizado por pessoas com deficiência (PcDs) e idosos.

Segundo denúncias divulgadas com exclusividade pelo portal Segundo a Segundo, passageiros afirmam que o equipamento de leitura de cartões instalado nos veículos estaria sendo utilizado de forma limitada, com relatos de que o dispositivo teria sido parcialmente coberto por materiais como plástico e insulfilm. Com isso, os usuários relatam que o pagamento estaria sendo aceito apenas em dinheiro ou via Pix.

PCDs e idosos orientados e descer do veículo

Ainda conforme os relatos, pessoas que tentam utilizar cartões vinculados a benefícios tarifários estariam sendo orientadas a desembarcar caso não consigam realizar o pagamento por outros meios. Moradores do Residencial Viver Melhor afirmam que a situação tem impactado principalmente quem depende exclusivamente do sistema eletrônico de gratuidade ou desconto tarifário.

LEIA TAMBÉM: Detran-AM inicia adequação para exigir exame toxicológico na emissão da primeira CNH

Diante da denúncia, a vereadora Thaysa Lippy encaminhou ofício e requerimento ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), solicitando esclarecimentos e providências sobre o caso. A parlamentar destacou a gravidade da situação e lembrou que impedir ou restringir o acesso ao transporte público em razão de deficiência ou idade pode configurar prática discriminatória, prevista na legislação brasileira, incluindo a Lei nº 7.716/1989 e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).

“Recebi, por meio do portal Segundo a Segundo, uma denúncia sobre o impedimento de pessoas com deficiência (PcDs) e idosos de utilizarem a linha executiva 836, que atende o residencial Viver Melhor, na zona Norte de Manaus. Diante da gravidade da situação, encaminhei ofício e requerimento ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), solicitando esclarecimentos e providências sobre o caso”, disse em nota a vereadora.

Em resposta, o IMMU informou que não possui registro de veículos do transporte complementar que tenham interrompido a aceitação do vale-transporte. O órgão afirmou ainda que a denúncia será encaminhada ao setor responsável pela fiscalização do modal, para apuração dos fatos e adoção das medidas necessárias, caso sejam confirmadas irregularidades.

Leia também

Motociclista morre após colisão com micro-ônibus na zona oeste de Manaus

Obras alteram trânsito na avenida Coronel Teixeira a partir desta quarta-feira

Detran-AM inicia adequação para exigir exame toxicológico na emissão da primeira CNH

Saiba onde vai faltar energia em Manaus nesta quarta-feira

Incêndio em caminhão-tanque interdita trecho da BR-174

Termos #denúncia, Denúncia, linha836, manchete, vereadorathaysalippy
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Obras alteram trânsito na avenida Coronel Teixeira a partir desta quarta-feira Obras alteram trânsito na avenida Coronel Teixeira a partir desta quarta-feira
Próximo Artigo Motociclista morre após colisão com micro-ônibus na zona oeste de Manaus Motociclista morre após colisão com micro-ônibus na zona oeste de Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.