Nesta terça-feira (28/04), foi divulgado o resultado dos candidatos que não foram eliminados nas provas objetivas do concurso público do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A divulgação foi feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e também convoca os candidatos às vagas destinadas para as Pessoas com Deficiência (PcDs) para a etapa de análise documental.
A nova etapa integra o cronograma do concurso, que oferece 140 vagas para cargos de nível médio e superior, além de formação de cadastro de reserva. Ao todo, 23.214 candidatos se inscreveram no certame.
O resultado e as orientações sobre as próximas fases podem ser acessados no site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos/ipaam_25).
Ao todo, o concurso oferta 140 vagas imediatas, sendo 90 para analista ambiental e 50 para assistente ambiental, o que resulta em elevada concorrência em diversas áreas. O cargo de assistente ambiental, de nível médio, concentra o maior número de inscritos: são 15.077 candidatos disputando 50 vagas, o equivalente a aproximadamente 301 por vaga.
LEIA TAMBÉM: Passageiros ficam presos na balsa amarela após passarela de acesso desabar
Entre as especialidades de nível superior, a maior concorrência é observada na área de Administração, com mil inscritos para apenas duas vagas (cerca de 500 candidatos por vaga), seguida por Pedagogia, que reúne 522 candidatos para uma vaga. Também se destaca o curso de Direito (bacharelado), com 1.453 inscritos para seis vagas, média de aproximadamente 242 candidatos por vaga.
Outras áreas apresentam alta procura, como Biologia, com 892 inscritos para nove vagas (cerca de 99 por vaga), e Medicina Veterinária, com 603 candidatos para cinco vagas (aproximadamente 120 por vaga). Engenharia Civil registra 430 inscritos para cinco vagas (86 por vaga), enquanto Engenharia Ambiental/Sanitarista soma 466 candidatos para cinco vagas (93 por vaga).
Por outro lado, algumas especialidades apresentam menor concorrência proporcional, como Engenharia Florestal, com 481 inscritos para 15 vagas (cerca de 32 por vaga), Engenharia de Pesca, com 146 candidatos para quatro vagas (36 por vaga), e Antropologia, com 20 inscritos para uma vaga.



