Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Sabadão Lilás oferece ações de combate ao câncer do colo do útero em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Sabadão Lilás oferece ações de combate ao câncer do colo do útero em Manaus
Cidades

Sabadão Lilás oferece ações de combate ao câncer do colo do útero em Manaus

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/03/13 at 3:21 PM
Gustavo Reis 2 horas atrás
Compartilhe
Sabadão Lilás oferece combate ao câncer do colo do útero
Confira unidades de saúde participantes. (Foto: Divulgação/Semsa)
Compartilhe

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) mobilizam a população para o enfrentamento do câncer do colo do útero no “Sabadão Lilás”, que acontece neste sábado (14). A programação faz parte da campanha “Março Lilás”, realizada no período da manhã nas unidades básicas de horário ampliado e nas Carretas da Mulher da rede municipal de Atenção Primária.

As unidades da Semsa vão ofertar exame preventivo do câncer do colo do útero e da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), principal causador da doença. As equipes vão realizar ainda ações educativas nas recepções e salas de espera, salientando a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença junto às usuárias, famílias e população em geral.

A vacinação contra o HPV como uma das medidas mais eficazes para a prevenção do câncer do colo uterino. O imunizante está sendo ofertado nas unidades básicas para meninos e meninas de 9 a 14 anos, público-alvo da estratégia, e também para adolescentes de 15 a 19 anos que nunca receberam qualquer dose.

LEIA TAMBÉM: Estudo registra índice recorde de alunos com deficiência matriculados na escola

O Sabadão Lilás será realizado das 8h às 12h, em oito Unidades de Saúde da Família (USFs) de horário ampliado, sendo: USF Major PM Sálvio Belota e USF Balbina Mestrinho, na zona Norte; USF Alfredo Campos, USF Maria Leonor Brilhante e USF Amazonas Palhano, zona Leste; USF Deodato de Miranda Leão, zona Oeste; e USF Dr. José Rayol dos Santos e USF Rosa Pereira de Almeida, na zona Sul.

As mulheres das zonas Norte e Oeste poderão acessar as ações de educação em saúde e as ofertas de serviços de prevenção e rastreio das 7h às 18h, respectivamente na Unidade de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau e na USF Leonor de Freitas.

As Carretas da Mulher terão funcionamento das 7h às 12h, em seus endereços atuais nas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul.

Confira as unidades de saúde

ZonaUnidade de SaúdeHorárioEndereço
NorteUSF Balbina Mestrinho8h às 12hRua Major Silvério Nery, nº 170, Cidade Nova
NorteUSF Major PM Sálvio Belota8h às 12hRua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina
NorteUSF Carmen Nicolau7h às 18hRua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul
NorteUnidade Móvel de Saúde da Mulher7h às 12hRua Nossa Senhora de Aparecida, nº 887, Cidade de Deus (próximo à escola municipal São Benedito)
LesteUSF Alfredo Campos8h às 12hAvenida Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares
LesteUSF Maria Leonor Brilhante8h às 12hAvenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
LesteUSF Amazonas Palhano8h às 12hRua Antônio Matias, s/nº, São José Operário
LesteUnidade Móvel de Saúde da Mulher7h às 12hRua Canadá, nº 276, comunidade Nova Vitória, Gilberto Mestrinho
OesteUSF Deodato de Miranda Leão8h às 12hAvenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
OesteUSF Leonor de Freitas7h às 18hAvenida Brasil, s/nº, Compensa
OesteUnidade Móvel de Saúde da Mulher7h às 12hRua das Cacimbas, s/nº, São Raimundo
SulUSF Dr. José Rayol dos Santos8h às 12hAvenida Constantino Nery, s/nº, Flores
SulUSF Rosa Pereira de Almeida8h às 12hRua Dona Mimi, s/nº, Morro da Liberdade
SulUnidade Móvel de Saúde da Mulher7h às 12hStudio 5 Shopping e Centro de Convenções, avenida Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial
(Fonte: Divulgação/Semsa)

Leia também

Castramóvel realiza agendamentos para castração no Shopping Ponta Negra

Estudo registra índice recorde de alunos com deficiência matriculados na escola

IML busca família de homem de Parintins que morreu em Manaus

Seis bairros de Manaus ficarão sem energia nesta sábado; veja quais

Linha 021 terá trajeto estendido para atender escola no ramal do Pau-Rosa; confira

Gustavo Reis 13/03/2026 13/03/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Ansiedade afeta o peso? Entenda a relação com a alimentação Ansiedade afeta o peso? Entenda a relação entre emoções, hormônios e alimentação
Próximo Artigo Castramóvel realiza agendamentos para castração no Ponta Negra Castramóvel realiza agendamentos para castração no Shopping Ponta Negra
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.