Uma operação de fiscalização ambiental realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) resultou na aplicação de R$ 22.028,37 em multas por infrações ambientais identificadas em municípios da Região Metropolitana de Manaus. As irregularidades foram constatadas durante a primeira etapa da Operação Região Metropolitana, realizada entre os dias 23 de fevereiro e 9 de março.
De acordo com relatório divulgado pelo órgão na quinta-feira (12), as autuações ocorreram principalmente nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara, localizados a 68 e 176 quilômetros da capital amazonense, respectivamente. As equipes de fiscalização também atuaram em Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
Ao longo da operação, foram registrados cinco autos de infração. Além disso, os fiscais emitiram sete termos de apreensão, três termos de destruição, dois termos de doação, dois embargos de área e três notificações administrativas.
Entre as irregularidades identificadas estão a produção e o armazenamento de carvão vegetal sem licença ambiental, transporte irregular de produtos florestais e desmatamento sem autorização. Em Itacoatiara, foram apreendidas centenas de sacas de carvão vegetal e destruídas estruturas utilizadas na atividade considerada irregular.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso suspeito de invadir casa e estuprar ex-companheira em Manaus
Em Manacapuru, as equipes registraram ocorrências relacionadas ao transporte de produtos florestais com documentação incompatível com a carga transportada. Durante as fiscalizações, também foram identificadas áreas com supressão de vegetação sem autorização ambiental, resultando no embargo de 23,38 hectares.
Uma das ocorrências envolveu desmatamento em área vinculada a um plano de manejo florestal, situação que levou à aplicação de auto de infração e à paralisação imediata das atividades no local.
Parte dos materiais apreendidos teve destinação administrativa conforme previsto na legislação ambiental. O relatório técnico da operação aponta a emissão de termos de doação de bens, além de registros de apreensão, destruição e embargo de áreas.
A Operação Região Metropolitana é coordenada pelo Ipaam com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas. A ação é voltada ao combate ao desmatamento ilegal, queimadas e outros crimes ambientais em municípios do entorno de Manaus.
Segundo o órgão ambiental, as fiscalizações ocorrem de forma contínua em rodovias e ramais da região, organizadas em diferentes eixos de atuação. O objetivo é ampliar a presença das equipes de fiscalização e reduzir infrações ambientais nas áreas monitoradas.
O Ipaam também mantém um canal de denúncias para a população por meio do WhatsApp, no número (92) 98557-9454, administrado pela Gerência de Fiscalização Ambiental. O contato é utilizado para receber informações que auxiliem no planejamento das ações de fiscalização em todo o estado.

