Parintins iniciou nesta quarta-feira (18) a terceira edição do mutirão de cirurgias de catarata realizado por meio de parceria entre o programa estadual Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar. Nesta etapa, 140 pacientes devem ser atendidos, elevando para 430 o total de procedimentos realizados no município nas três edições da ação.
A triagem pré-cirúrgica ocorreu no ginásio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gláucio Gonçalves. Os pacientes considerados aptos já saem com a cirurgia agendada. Os procedimentos seguem até a próxima segunda-feira (23), no Hospital Padre Colombo, unidade da rede estadual mantida por convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Arquidiocese de Parintins.
LEIA TAMBÉM: CNU 2 divulga resultados e abre confirmação de interesse
Os mutirões contam com emenda parlamentar do deputado Delegado Péricles e recursos da SES-AM. O programa Opera+ Amazonas tem como meta realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas em todo o estado. A iniciativa integra a política de descentralização da saúde, com foco na ampliação da resolutividade regional e na redução do deslocamento de pacientes para Manaus.

