Fazer uma viagem de um estado para outro sem pagar passagem é uma possibilidade para jovens de baixa renda em todo o Brasil. O benefício é garantido por meio do ID Jovem, programa do governo federal que permite a pessoas entre 15 e 29 anos viajar gratuitamente em ônibus interestaduais, além de oferecer descontos e acesso facilitado a atividades culturais e esportivas.
De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, o número de beneficiários do programa cresceu de forma expressiva nos últimos anos. Em 2023, cerca de 420 mil jovens utilizavam o ID Jovem. Ao final de 2025, esse número chegou a 1,6 milhão, e a expectativa do governo é de que a adesão continue aumentando em 2026, impulsionada pela modernização do sistema e pela ampliação do acesso digital.
Para ter direito ao benefício, o jovem precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, com informações atualizadas nos últimos 24 meses junto ao Centro de Referência de Assistência Social do município onde reside. A renda familiar mensal deve ser de até dois salários mínimos, e é necessário possuir CPF ou Número de Identificação Social. Não é exigido vínculo estudantil para a emissão do documento.
LEIA TAMBÉM: Primeiro reteste da CNH será gratuito e prova prática passará por alterações
Criado a partir do Estatuto da Juventude, o ID Jovem completou dez anos em outubro do ano passado e é considerado uma das principais políticas públicas voltadas à mobilidade e ao acesso à cultura para jovens de baixa renda.
Nos últimos anos, o programa que garante viagem gratuita passou por mudanças operacionais que facilitaram o acesso. A validade do documento digital foi ampliada de seis para 12 meses, e o tempo de atualização da base de dados caiu de cerca de 45 dias para até dois dias úteis. Outra novidade foi a possibilidade de emissão online das passagens interestaduais. Apenas uma das empresas que utilizam o sistema do ID Jovem emitiu mais de 80 mil bilhetes digitais entre janeiro e julho de 2025.
Além das viagens interestaduais, o ID Jovem garante meia-entrada em eventos culturais e esportivos, como cinemas, shows, teatros e competições, e também isenção da taxa para emissão da Carteira de Identidade Estudantil. O benefício está integrado ao Programa Rouanet Juventude e é aceito, por exemplo, em serviços do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, área administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, onde fica o acesso ao Cristo Redentor.
O acesso ao documento de viagem é gratuito e feito exclusivamente de forma digital, por meio do portal oficial do programa. CLIQUE AQUI para fazer.


