Entre marchinhas de Carnaval, fantasias de Halloween e o brilho das luzes natalinas, a solidariedade ganhou força nos corredores do Manauara Shopping ao longo de 2025. As campanhas realizadas durante os eventos deste ano resultaram na arrecadação de mais de duas toneladas de alimentos, posteriormente destinadas a organizações sociais que desenvolvem projetos voltados a crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social na capital amazonense.
Administrado pela ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil, o Manauara reforçou suas ações solidárias. Em 2025, foram seis atividades que mobilizaram clientes, lojistas e parceiros a fazerem doação de alimentos, roupas, material escolar, cabelo e ração para animais.
Para a Gerente de Marketing do Manauara Shopping, Karla Henderson, os resultados só foram possíveis graças à grande adesão dos clientes. “É uma satisfação contribuir com instituições que desenvolvem projetos sociais relevantes em Manaus. Cada doação representa um gesto de solidariedade que gera impacto direto na vida de muitas pessoas e isso, sem dúvida, só foi possível porque nossos clientes se mobilizaram para ajudar a fazer a diferença”, afirmou.
A última entrega do ano ocorreu nesta terça-feira (30/12), quando mais de uma tonelada de alimentos foi distribuída entre cinco instituições socioassistenciais de Manaus: Instituto Amazonense de Ação Social e Cultural (Iamasol), Casa de Sara, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Casa do Idoso São Vicente de Paulo e Pestalozzi.
Localizado no bairro Lírio do Vale, na zona oeste da cidade, o Iamasol atende cerca de 50 crianças de zero a cinco anos e suas famílias. Segundo a diretora da instituição, Dalvanira Mar, as cestas básicas chegam em um momento decisivo, especialmente durante o período de recesso das atividades. “Esse apoio ajuda as famílias justamente quando as crianças deixam de receber a alimentação diária oferecida pela instituição”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: IML busca por familiares de homem que faleceu em Manaus
Com 85 anos de atuação, a Casa do Idoso São Vicente de Paulo presta assistência integral a 25 idosos em situação de vulnerabilidade social. Para o representante da instituição, Daniel Moreira, as doações têm impacto direto na qualidade de vida dos acolhidos. “Esses alimentos contribuem para uma alimentação adequada, respeitando cuidados nutricionais importantes para a saúde dos idosos”, disse.
No GACC, as doações beneficiarão diretamente cerca de 20 famílias que se deslocaram do interior do Amazonas para tratamento de saúde em Manaus e permanecem acolhidas pela instituição. “As parcerias mantidas ao longo do ano fazem diferença real na rotina dessas famílias”, destacou Flávio Reategui, da equipe de marketing da entidade.
Além da arrecadação de alimentos, o Manauara Shopping promoveu, em parceria com o GACC, o Desapego Solidário, que resultou na doação de 1.197 itens entre roupas e brinquedos e 232 itens de material escolar.
As ações solidárias também aconteceram na área da saúde. Durante a programação do Outubro Rosa, o shopping arrecadou 105 doações de cabelo, que foram transformadas em cerca de 50 perucas destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer atendidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas. Na mesma campanha, realizada em parceria com o Amanda Beauty, foram recolhidos 210 quilos de alimentos não perecíveis.
Natal com solidariedade no Manauara Shopping
O Manauara Shopping, em conjunto com o Parceiros Brilhantes e apoio da marca Bibi, realizou a campanha Sonhos de Natal, neste fim de ano de 2025. Ainda em fase de finalização, a iniciativa incentiva os clientes a adotarem cartinhas de 346 crianças atendidas por projetos sociais de Manaus e inclui a arrecadação de ração destinada às ONGs Sem Raça Definida e CPAMA, que atuam no acolhimento e cuidado de cães e gatos.
Na área educacional, o projeto Leitura para Todos beneficiou crianças de sete escolas públicas e oito organizações sociais, com a distribuição gratuita de livros infantis. Ao longo de 2025, quase seis mil livros foram entregues em escolas e instituições sociais da capital.


