Imagens do circuito interno do Hospital Santa Júlia, em Manaus, registraram os minutos que antecederam a morte de Benício Xavier, de 6 anos, ocorrida após a administração de um medicamento na noite do atendimento. O material, divulgado pela TV Globo, mostra que o menino chegou à unidade andando e conversando com os pais.
Os vídeos acompanham o deslocamento da família desde a recepção até o consultório da médica Juliana Brasil. Após a consulta, a mãe da criança deixa a sala com uma prescrição e segue para a área onde o medicamento seria aplicado. Na sala de medicação, o menino é colocado em uma maca enquanto a técnica de enfermagem Raiza Bentes Paiva se prepara para realizar o procedimento.
As imagens mostram o momento em que a medicação é aplicada e, em seguida, a criança passa a apresentar mal-estar repentino. A técnica deixa o local para chamar a médica. O vídeo também registra Juliana Brasil utilizando o celular ao chegar à sala. De acordo com informações repassadas à investigação, ela teria buscado orientação do médico Enryko Queiroz e relatado ter prescrito o medicamento de forma incorreta.
LEIA TAMBÉM: Caso Benício: colega diz ter alertado técnica de enfermagem sobre adrenalina na veia
A Polícia Civil apura a suspeita de erro na administração da medicação, que, segundo as investigações preliminares, deveria ser utilizada por via inalatória, mas foi aplicada por via endovenosa. Após o agravamento do quadro, Benício foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva, onde sofreu paradas cardiorrespiratórias e morreu pouco depois.
O Hospital Santa Júlia informou que afastou a médica e a técnica envolvidas e que colabora com a investigação. Documentos enviados à polícia incluem relatos da médica sobre o equívoco na prescrição. A técnica de enfermagem também é investigada. Ambas respondem ao inquérito em liberdade.


