Um agiota de 51 anos, conhecido como “Jabá”, foi preso na segunda-feira (15) no município de Lábrea, a 702 quilômetros de Manaus, suspeito de extorsão e agiotagem. Durante a ação policial, foram apreendidos cerca de R$ 9 mil em espécie e 45 cartões bancários pertencentes a vítimas.
Segundo o delegado Paulo Gadelha, da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Lábrea, a investigação teve início após registro de Boletim de Ocorrência de uma das vítimas. O homem foi localizado e preso durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua residência no Centro da cidade.
LEIA TAMBÉM: Rocam prende três pessoas após denúncia de agiotagem com ameaça em Manaus
Na operação, a polícia encontrou ainda um revólver calibre .32 municiado, cadernos de contabilidade, notas promissórias e documentos de veículos de terceiros. De acordo com o delegado, os materiais indicam a prática habitual de extorsão e agiotagem.
O homem foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e responderá pelos crimes de extorsão e usura pecuniária. Ele permanece à disposição da Justiça. As vítimas identificadas nos registros apreendidos serão intimadas, e a polícia orienta que outras pessoas que tenham sofrido prejuízos compareçam à delegacia, com sigilo garantido.


