O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) intensificou as ações de fiscalização nas principais vias de Manaus e nas rodovias da Região Metropolitana, como parte da Operação Natal Mais Seguro, iniciada no dia 03 de novembro. A ação é coordenada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e deve acontecer especialmente no período de maior fluxo de pessoas e veículos.
De acordo com o comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel PM Alexandre Matos, as ações estão sendo reforçadas com o objetivo de intensificar a fiscalização e combater a condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool.
“A Polícia Militar enfatiza que a presença de álcool no organismo dos condutores é passível de aplicação das penalidades previstas no Código Trânsito Brasileiro e também no Código Penal Brasileiro. As blitzes, que ocorrem em horários e locais estratégicos, têm o caráter ostensivo e preventivo”, enfatizou.
O comandante também reforçou o alerta à população e orientou que quem for consumir bebida alcoólica utilize transporte alternativo. Ele destacou, ainda, as penalidades administrativas e criminais aplicadas aos motoristas flagrados dirigindo alcoolizados.
LEIA TAMBÉM: Feriados de 2026 no Amazonas são divulgados; veja o calendário completo
“As penalidades para os motoristas flagrados dirigindo alcoolizados incluem a multa de quase R$3 mil, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por 12 meses e, em caso de maior teor alcoólico, prisão em flagrante por crime de trânsito. A recusa em realizar o teste do etilômetro também acarreta as mesmas sanções administrativas”, destacou o comandante.
Natal Mais Seguro 2025
Lançada no dia 3 de novembro pelo governador Wilson Lima, a Operação Natal Mais Seguro 2025 reforça as ações de segurança pública durante o período de compras e festividades de fim de ano. A operação mobiliza 1.650 policiais militares e conta com o apoio do Sistema Paredão, que utiliza 1,5 mil câmeras integradas para auxiliar no monitoramento e resposta rápida a ocorrências.
O efetivo empregado conta com a participação de 500 alunos soldados da Polícia Militar, que iniciaram estágio supervisionado e já estão atuando nas ruas de Manaus. As ações de patrulhamento e prevenção estão concentradas em áreas comerciais e bancárias de maior fluxo de pessoas em Manaus e nos municípios do interior do estado.
A Polícia orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

